Estudantes realizam feira de ciência e cultura no Centro Juvenil

Estudantes do Colégio Estadual da Bahia - Central e de outras unidades de ensino da rede estadual que participam de oficinas promovidas pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador mostraram seus projetos científicos e artísticos na 1ª Feira de Cultura Científica do CJCC (Feccic), nesta quinta-feira (17), no Pavilhão Dantas Matos. A iniciativa objetiva o incentivo à produção e exposição de projetos que abrangem áreas como artes, ciência e cultura.
 
Saulo Santos Souza Sena, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Teixeira de Freitas, foi dos beneficiados pelos cursos ofertados pelo CJCC que apresentaram suas experiências. Ele desenvolveu um exaustor de refrigeração em computadores que permite que o gabinete não esquente e danifique os componentes internos. “Muitas pessoas que utilizam o computador diariamente, ao perceber que ele está superaquecido, colocam um ventilador para amenizar. No entanto, essa prática não é viável porque desperdiça energia elétrica e não soluciona o problema, por isso desenvolvi esta solução”, explicou o jovem pesquisador.
 
Fotos: Emerson Santos Ascom/Educação
Bruno Gabriel de Oliveira, 16, aluno do 2° ano do Colégio Central, não escondeu a satisfação em poder mostrar a  invenção de sua equipe para o púbico presente. O projeto visa à criação de um sistema de paraquedas balísticos e trilhos de assentos para aeronaves de pequeno e médio porte, com a finalidade de melhorar a segurança dos vôos. “A principal motivação de fazer este trabalho é poder propor alternativas para evitar acidentes fatais no meio aeronáutico e poupar vidas”, ressaltou o aluno, que está matriculado na oficina Simulador de Vôo, do CJCC.
 
De acordo com a professora do Núcleo de Linguagem e Comunicação do CJCC, Edvânia Barros, para a realização das pesquisas, os estudantes aprenderam a executar planos de pesquisa, diário de bordo e leituras de artigos. “A escola tem que respirar conhecimento e essa feira permite que o aluno faça links com várias áreas do conhecimento, linguagens e metodologias”, destacou a educadora.
 
Para a diretora do CJCC, Carla Almeida, atividades como estas oportunizam aos estudantes o acesso a educação científica em que eles são protagonistas juvenis, pois atuam na construção e execução de suas idéias criativas. “Os alunos se sentam motivados em expor suas criações no espaço escolar, que são o resultado do esforço e dedicação das etapas de estudos desenvolvidos em parceria com seus orientadores”, afirmou.
 
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com duas unidades no Estado, uma em Salvador e outra em Senhor do Bonfim.

Notícias Relacionadas