Estudantes realizam avaliações finais por meio de recursos tecnológicos do projeto e-Nova Educação

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Mais de 160 estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado em Firmino Alves (a 402 km de Salvador), estão participando das avaliações finais com a utilização de recursos tecnológicos digitais do e-Nova Educação. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em mais de 500 unidades escolares, em parceria com o Google, faz uso de chromebooks e aplicativos do G-Suites, para aprimorar o ensino-aprendizado, realizando atividades que promovem mais interatividade e despertam o interesse dos alunos. Nesta segunda e terça-feira (10 e 11), aconteceu avaliação de Códigos e Linguagens, que incluem disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Inglês.
 
O professor de matemática, Otoniel Resende Filho, contou que essa é a primeira experiência com avaliações utilizando os recursos do e-Nova Educação e o resultado está sendo muito positivo. “Com a chegada do projeto, estamos incentivando o uso das tecnologias para mobilizar ainda mais os alunos. Nesta etapa utilizamos o Google Classroom, para cada turma que temos, e disponibilizamos a prova por meio dos formulários. Cada estudante, com sua conta do Google, acessa a sua sala e responde a prova. Para os professores é muito prático pois temos um resultado quase simultâneo e para os alunos é mais interessante porque trabalha com tecnologias digitais, proporcionando uma escola conectada com as novas práticas de aprendizado”, contou.
 
O estudante Jerônimo Borges, 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, destacou a importância da escola estar conectada à Educação do século XXI. “É muito bacana essa iniciativa da unidade em proporcionar esses recursos para os estudantes. Com certeza é algo que motiva bastante o nosso interesse pelo aprendizado. Isso mostra também que a escola está buscando evoluir sua relação com o estudante, promovendo adaptações para os estudantes, e não a gente tendo que se adaptar a escola”, disse.
 
Para Érica Lima, 17, estudante do 2º ano do Ensino Médio, foi muito empolgante poder realizar a prova pelo chromebook. “Ficou mais interessante realizarmos as avaliações por meio da internet. Como temos prática com o uso de computador conseguimos ser muito mais eficientes, evitando que tenhamos que usar caneta e papel. O acesso aos recursos digitais também é muito fácil para manuseio e tem sido uma ótima experiência”, ressaltou.
 
Ainda para Laiza Mariana Muniz, 15, estudante do 1º ano do Ensino Médio, as atividades no Classroom da Google “nos deixam mais confortáveis para realizar as provas. Toda aquela tensão, antes das avaliações tradicionais, fica menor porque a interatividade e os recursos digitais acabam sendo uma grande motivação para os estudantes”, afirmou.

Notícias Relacionadas