Estudantes promovem congresso em Santo Antônio de Jesus

Com a proposta de buscar o fortalecimento da gestão democrática e participativa nas escolas, o III Congresso de Estudantes da Rede Pública Estadual (Cerpe) acontece na terça-feira (8/11) e quarta-feira (9/11), no auditório do Centro Técnico de Ensino Profissionalizante (Cetep) - Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus. Sob o tema Protagonismo estudantil: fortalecer a educação, discutindo a escola, o encontro vai reunir cerca de 170 alunos de 25 unidades escolares circunscritas na região da Diretoria Regional de Educação 4 (Direc 4).

O estímulo na formação dos grêmios estudantis, as eleições de dirigentes e a consolidação do processo de eleição e qualificação para os colegiados escolares contemplam o sétimo compromisso do programa Todos pela Escola, dentro da política democrática da Secretaria da Educação do Estado. O III Cerpe contará com a participação de representantes da Secretaria da Educação e convidados.

Além do tema central, o III Cerpe traz à discussão outros subtemas como O ensino da educação profissional: desafios e perspectivas, Movimento estudantil: garantia de direitos no espaço escolar e Direitos humanos: acessibilidade e ética. A partir deles, serão desenvolvidos seis grupos de trabalho.

Participação estudantil – Os participantes são estudantes de ensino fundamental II e ensino médio das escolas estaduais da Direc 4. A quantidade de delegados por escola foi escolhida de acordo com o número de alunos da unidade, seguindo a orientação: até 500 estudantes, três delegados; de 501 a 1000 estudantes, seis delegados; de 1001 a 1.500 estudantes, nove delegados e acima de 1.500 estudantes, 12 delegados.

Incentivar a participação dos alunos na vida escolar. Esse é objetivo do Cerpe, cuja primeira edição aconteceu em 2009, quando foi deliberada a criação do Fórum Regional dos Estudantes da Rede Pública Estadual. Nessa perpectiva de fortalecer ainda mais o protagonismo estudantil nas escolas estaduais, desde o ano passado, o Congresso está sendo desenvolvido por este Fórum, com o apoio da Direc 4.