Estudantes promovem ações voltadas à sustentabilidade socioambiental

Os estudantes dos cursos técnicos em Administração e Enfermagem do Centro Educacional Edgard Santos, em Salvador, estão promovendo atividades voltadas à sustentabilidade socioambiental. Nesta quinta-feira (28), realizaram o 1° Seminário Natureza Criativa e Sociedade Consciente. Na atividade, que marca a culminância da disciplina de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, os estudantes apresentaram conteúdos estudados em sala de aula e  prestaram atendimento gratuito ao público.

A programação incluiu palestras de engenheiros convidados, que abordaram temas como segurança no ambiente de trabalho, reciclagem de lixo e energias alternativas, com ênfase na energia solar. Paralelo ao seminário, os estudantes também prestaram orientações ao público visitante em estandes montados na unidade escolar. Em um dos estandes foram passadas informações sobre o combate ao Aedes aegypti e orientações sobre sintomas das doenças causadas pelo mosquito.

Em outro estande, os estudantes alertaram sobre os riscos da diabetes e realizam teste de glicemia. Ana Paula Santos, 26 anos, do curso técnico em Enfermagem, fala sobre a importância desta intervenção social para o exercício da sua futura profissão. “É muito bom poder colocar em prática o que aprendemos e repassar informações úteis para outras pessoas, a exemplo de como aplicar insulina”, afirma a estudante.

 

Sua colega de curso, Iracema Nascimento Miranda, 35, foi uma das palestrantes do seminário. “Fiz uma apresentação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), em especial, a gonorréia. Abordei sobre o tratamento, prevenção e cuidados. Além disso, esclareci algumas dúvidas dos participantes e participei de uma dramatização na qual simulamos uma situação de risco para conscientizar as pessoas a usarem preservativos”, explica.

De acordo com o professor José Wilson São Thiago, o seminário é uma forma de os estudantes socializaram os conhecimentos adquiridos. “Eles contextualizaram os assuntos abordados no semestre com temas atuais discutidos na mídia e isso é muito importante para o aprendizado deles”, explica o educador.

Notícias Relacionadas