Estudantes promovem ação e presenteiam crianças em Caetité

Foto: acervo pessoal


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para marcar o final do ano letivo e celebrar a aproximação do Natal, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Sertão Produtivo, no município de Caetité (648 km de Salvador), saíram das salas de aula para a execução do projeto CETEP Solidário. Depois de arrecadar alimentos e presentes, muitos trocaram a farda por perucas e roupas divertidas para fazer as entregas para crianças da região. Aliando o espírito de solidariedade e princípios educativos dos cursos técnicos, os alunos também realizaram intervenções sociais, beneficiando as comunidades de Morros e Pinga, pertencentes ao distrito de Maniaçu, com a oferta de serviços de saúde.
 
O estudante Milton Caldeiras Filho, 18 anos, 4º ano do curso técnico de Administração, participa do projeto CETEP Solidário pela primeira vez e, radiante, garante que nenhuma outra atividade o deixou tão feliz. “Este é um momento ímpar na minha vida. Trata-se de um projeto que acrescentou muito pessoalmente. Com este trabalho, levamos não só alimento, mas, também, afeto. A comunidade se entrosa, conta suas histórias de vida e aprendemos muito com eles. Ver a alegria nos olhos das crianças ao abrirem os seus presentes é algo indescritível, emocionante. Praticar a solidariedade faz bem para a nossa alma e para quem a recebe”, comemora.
 
A diretora do CETEP do Sertão Produtivo, Magna Marques, explica que a comunidade escolar é mobilizada durante todo o ano. “Os estudantes partem para a coleta dos alimentos, que são doados pela comunidade local, e, em seguida, através dos agentes comunitários do município, levantam dados, como o número de crianças e a realidade socioeconômica de cada família, para escolherem as duas comunidades que serão beneficiadas”, explica. Este ano, segundo a gestora, a comunidade escolar distribuiu 31 cestas básicas para 29 famílias e 55 crianças.
 
Além disso, cada professor “adota” uma criança para ser presenteada. “Elas ficam muito felizes com os brinquedos que ganham e com as atividades recreativas que os nossos estudantes do 4º ano (formandos) realizam com elas. São comunidades carentes que recebem a nossa solidariedade e, em troca, elas nos mostram o quanto ações como estas trazem uma nova motivação para essa população”, afirma Magna Marques. Durante as visitas, os estudantes prestam serviços de saúde como tipagem sanguínea, feitas por alunos dos cursos técnicos de Análises Clínicas e Enfermagem, respectivamente.

Notícias Relacionadas