Estudantes prestam serviços gratuitos na capital e no interior para comemorar o Dia do Enfermeiro

Mais de 3 mil atendimentos já foram prestados gratuitamente à comunidade pelos estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12/05), que desencadeia a realização de semanas de enfermagens. As atividades começaram no início do mês e prosseguem até a semana que vem. Envolvem, dentre outras ações, palestras, oficinas, minicursos e prestação de serviços, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacinas e orientação nutricional. Com essas intervenções sociais, os estudantes aliam teoria e prática, aprendem a técnica e, também, o valor social da futura profissão.

Quem estiver em Caetité neste sábado (25/05) poderá ser beneficiado. Os estudantes do Cetep do Sertão Produtivo realizarão, das 8h às 12h, na Feira Municipal, mediação da glicemia para verificar a taxa de açúcar no sangue e identificar doenças, como a diabetes. A programação contempla apresentações teatrais, paródias e danças ressaltando os malefícios provocados pelas drogas lícitas, aquelas cuja produção e uso são permitidos por lei e liberadas para a comercialização e consumo, como bebidas alcoólicas e o cigarro.

Foto: Divulgação

De segunda-feira (27/05) a quarta-feira (29/05), das 8h às 21h, a Semana de Enfermagem será comemorada com o Mobiliza Hiperdia, pelos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira (Ceep), localizado no bairro de Caixa D’Água, em Salvador. Além da aferição da pressão arterial e teste de glicemia, a comunidade vai poder verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC).

Atendimentos – Adriana Rocha, 39, moradora do bairro de São Vicente, em Vitória da Conquista, foi uma das 1.300 pessoas atendidas pelos estudantes do Ceep em Saúde Adélia Teixeira, pelo Projeto Saúde em Ação. “Vivemos em um mundo corrido. Muitas vezes, sentimos algo e deixamos de ir ao médico por falta de tempo. Passando pelo centro da cidade, vi o estande dos estudantes. Parei e recebi orientações relevantes sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde. São orientações simples, como ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente”, disse.

Bruno Alves, 30, foi um dos 900 pacientes atendidos durante a Semana de Enfermagem no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (Cetep), que,  além da prestação de serviços gratuitos à comunidade, promoveu palestras e oficinas envolvendo temas, como, por exemplo, depressão na adolescência, gravidez na adolescência, bullying, ansiedade, aborto, os riscos do uso dos anabolizantes, distúrbios alimentares e as DSTs. “Por meio de ações como esta, é ressaltado o compromisso da escola pública com a sociedade, além de mostrar que estes jovens e trabalhadores estão sendo formados para serem profissionais sérios e compromissados com sua profissão. Eu aproveitei e levei meu cartão de vacina”, contou.

Em Itabuna, com o tema “Humanização e Saúde”, a I Semana de Enfermagem do Ceep em Biotecnologia e Saúde totalizou 1.100 atendimentos. E uma das novidades foi a abordagem de questões como direitos e deveres dos profissionais de saúde e a humanização na assistência de enfermagem aos pacientes que realizam hemodiálise. A estudante Tâmiles Costa Ribeiro, 16, diz que a experiência foi enriquecedora. “Com a prática, estamos enriquecendo nosso aprendizado e mostrando à comunidade tudo que aprendemos, além de beneficiar o próximo com orientações e prestação de serviços”, disse.

"Parei e recebi orientações relevantes sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde. São orientações simples, como ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente” - Bruno Alves

No Cetep da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, a Semana de Enfermagem é realizada até esta sexta-feira (24/05) e tem como tema os “Desafios e Perspectivas da Enfermagem: aspectos éticos, técnicos e legais”. Quem tiver interesse, pode se dirigir ao Centro e participar dos minicursos, como por exemplo, sobre primeiros socorros a pacientes queimados.

No Cetep de Itapetinga, em Itororó, acontece, também até esta sexta-feira (24/05), no próprio Centro, a Caravana da Saúde, com a prestação de serviços em saúde à comunidade. Para Najara Melo Araújo, coordenadora do curso técnico em Enfermagem, “as atividades práticas que realizamos são fundamentais para enriquecer a formação dos nossos estudantes. Eles aprendem em contato com a prática, e as comunidades se beneficiam da excelente formação que eles recebem”, disse.