Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes percorrem patrimônios históricos de Salvador em ‘Aula Viva’ sobre história da Bahia
Estudantes percorrem patrimônios históricos de Salvador em ‘Aula Viva’ sobre história da Bahia
Publicado em qua, 04/11/2015 - 17:28 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos Ascom/Educação
Os estudantes dos colégios estaduais João das Botas, localizado no bairro da Barra, Manoel Devoto, do Rio Vermelho e Lomanto Junior, de Itapuã tiveram uma aula de História diferente, nesta quarta-feira (4). Eles fizeram um tour do conhecimento por pontos turísticos e patrimônios históricos da capital baiana com o projeto ‘Aula Viva’. A iniciativa envolve professores da disciplina das três unidades em parceria com estudantes do curso de História que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A viagem pela história da Bahia começou pelo Farol da Barra, seguindo pelo Dique do Tororó, Avenida Contorno, onde está localizado o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Logo em seguida, passaram pelo Mercado Modelo, Elevador Lacerda e subiram até a Praça Municipal e a Praça da Cruz Caída, lugar que dá acesso para diversos museus e ambientes culturais localizados no entorno. Estes espaços ajudam a contar um pouco da história do Brasil.
O ponto principal foi a visita ao Museu da Misericórdia, instalado em um prédio antigo erguido no século XVII e tombado em 1938. No local os estudantes apreciaram pinturas, esculturas originárias de Portugal e do Brasil e objetos decorativos como móveis históricos, a exemplo da cadeira onde Dom Pedro II se sentava e uma escrivaninha que pertenceu ao diplomata, escritor, político e jurista, Rui Barbosa.
Experiências - As estudantes Stefanie Jesus, 16 anos, e Maiara Sampaio, 16, do Colégio Estadual João das Botas, Andreza dos Santos Bispo, 18, e Larisse Coutinho da Silva, do Colégio Estadual Manoel Devoto, além de serem estudantes de nível médio, tem algo em comum: entraram pela primeira vez em um museu. “Mudei minha visão sobre museus, pois, achava que era algo chato e sem graça e, me surpreendi”, disse Stefanie Jesus. Maiara Sampaio afirmou que o passeio enriqueceu seu conhecimento. “Neste percurso aprendi muito mais do que eu podia imaginar”.
Fotos: Emerson Santos Ascom/Educação
Já Andreza Bispo revelou que, dos locais visitados, só havia conhecido o Mercado Modelo. “Gostei bastante porque foi uma experiência diferente e que vai ajudar muito nas provas de História e na vida”, disse a estudante. Para Larisse Coutinho esta atividade extraclasse foi muito importante. “Nós que somos moradores de Salvador e baianos temos o direito de saber sobre a nossa história e foi muito gratificante saber como eram as coisas antigamente”, afirmou entusiasmada.
Ensino e aprendizagem - De acordo com a professora de História do Colégio Estadual João das Botas, Nina Rosa Casagrande, as aulas de campo favorecem a percepção da própria realidade do aluno em relação a sua cidade. “Esta atividade, que vai além dos livros e da sala de aula permitiu que os estudantes conhecessem de perto o patrimônio histórico da cidade e refletisse sobre a conservação desses espaços ricos em cultura e informação”, destacou a educadora.
Ela também informou que a partir do conhecimento obtido no passeio os alunos irão participar de um concurso de fotografia na escola com a temática “Educação e Direitos Humanos formando para o respeito ao patrimônio público”. “Os alunos vão fotografar e filmar algumas situações sobre o tema e compartilhar com os colegas”, afirmou Nina Rosa Casagrande.
Segundo Murila Carneiro, bolsista do Pibid História, da Ufba, e que acompanha os estudantes do Colégio Estadual João da Botas, na sala de aula, esse passeio foi fundamental. “Foi um momento de integração em que eles aprenderam de forma lúdica e eu como futura professora também aprendi um pouco com eles”, disse a universitária.
Notícias Relacionadas
-
TVE vence premiação internacional com cobertura do Carnaval 2024
-
Divulgados os resultados do Encceja 2024
-
Criativos da Escola abre inscrições com foco em sustentabilidade e premiação de até R$ 12 mil
-
Moradores de Jiquiriçá recebem moradias do programa Bahia, Minha casa e escola de tempo integral
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana