Estudantes participam no CJCC de Salvador de seminário sobre incentivo à pesquisa científica

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Estudantes da rede estadual ligados ao Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, além de alunos convidados do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, no distrito de Abrantes, em Camaçari, juntamente com professores e gestores da unidade, participam do II Seminário de Pesquisa no Ensino Médio. A ação formativa promovida pelo CJCC teve abertura nesta terça-feira (7) e prossegue até quinta (9), das 13h30 às 16h30, no Colégio Central, sob o tema “Você é um pesquisador”.
 
Envolvendo diversas oficinas, o evento visa fomentar a Educação Científica nas escolas, despertando nos jovens a busca de soluções para as problemáticas cotidianas da sua comunidade, como propõe o projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A diretora do CJCC, Isabel Cristina das Virgens, fala sobre o reflexo desta abordagem na aprendizagem dos estudantes. “Serão três dias de trabalho e, depois, teremos um cronograma de atividades que será desenvolvido pelos estudantes ao longo do ano letivo, aqui no CJCC mostrando que o objeto da pesquisa não se esgota em uma disciplina, ela busca a interdisciplinaridade, agregando todos os conhecimentos aprendidos na escola regular e dinamizando o protagonismo, a criatividade e a inovação”.
 
Empolgados com a dinâmica do seminário, os estudantes falaram sobre a importância do incentivo à Educação Científica na rede de ensino para a sua formação. “Este seminário representa uma experiência muito importante para mim, para o meu crescimento pois considero a Ciência a base de tudo, tanto na vida escolar como na carreira, futuramente. Desde sempre eu me identifico com a disciplina de Ciências Naturais, gosto de pesquisar, de entender a origem do nosso planeta. Então, estar neste evento e fazer parte do Clube de Ciência só me agregam oportunidades de ganhar novos conhecimentos”, disse Lourival dos Santos, 17, 1º ano do Colégio Estadual de Vila de Abrantes.
 
O colega Ezequiel Jorge dos Santos, 15, 1º ano, que também é membro do Clube de Ciências e vice-líder de classe, falou sobre a importância de eventos que estimulem a pesquisa na escola. “Desde pequeno eu já me interessava por Ciências, sempre tive curiosidade em pesquisar e descobrir soluções para determinados problemas. Este seminário está acrescentando ainda mais interesse pela área e o legal é que terei a oportunidade de passar para os meus colegas os conhecimentos que estou absorvendo aqui”.
 
A participação dos estudantes da unidade no seminário foi pontuada pela vice-diretora do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, Tereza Farias. “A participação dos nossos alunos é de extrema importância neste evento porque é uma oportunidade de eles fazerem intercâmbio com colegas de outras escolas, bem como compreender um pouco melhor como se produz uma pesquisa científica. Este ano, a gente deseja submeter muitos projetos de pesquisa na FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia) e em diversos outros espaços”.

Notícias Relacionadas