Estudantes participam dos projetos de arte e cultura

Em fase escolar, os projetos de arte e cultura também mobilizam os estudantes dos cursos técnicos de nível médio. Nesta quarta-feira (03), os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Negócios Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, e do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Piemonte da Diamantina, em Capim Grosso, apresentaram suas criações artísticas na seleção das músicas, poesias, artes plásticas e de audiovisual, que irão disputar as etapas regionais.

A estudante Ayhkaa de Jesus,17 anos, participou  das finais do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e do projeto de Artes Visuais Estudantis (AVE) com produção autoral e se consagrou entre as classificadas. “Meu trabalho foi baseado na luta da mulher pela igualdade. O quadro intitulado ‘Basta’ tentava mostrar um pouco essa procura pelo fim da violência contra a gente. Na música, tentei trazer um pouco da necessidade de sonhar sem limites”, explica a estudante do Cetep Piemonte da Diamantina.


Já a estudante Keysianne Pereira, 17, do Ceep, também classificada, interpretou a poesia “A Tola”, de sua colega Aline Santos, na final escolar do projeto Tempos de Arte Literária (TAL). “O texto fala sobre uma relação conflituosa entre dois namorados, onde as coisas não acabam muito bem”, brinca. Ela destaca ainda que o incentivo na escola é muito importante para “os alunos desenvolverem seus talentos e possam apresentar a produção artística”.

Projeto – Os projetos de arte e cultura são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. Estes projetos sedimentam as inovações nos métodos educativos e reconstroem novas formas de aprendizagens, promovendo a autonomia estudantil na produção dos distintos saberes.  

Notícias Relacionadas