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Estudantes participam do #GrafitaÊ e fazem intervenções artísticas na Escola Estadual Integral Severino Vieira
Publicado em sex, 02/06/2017 - 14:34 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Os estudantes da Escola Estadual de Educação Integral Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador, mostraram que estão contagiados pelo projeto #GrafitaÊ. Através desse movimento proposto pela Secretaria da Educação do Estado, a comunidade escolar pontuou, nesta sexta-feira (2), que é possível expressar com arte o que se aprende em sala de aula nas diversas áreas do conhecimento. Além da grafitagem pelas paredes do colégio, a programação contou com um debate temático e apresentações de rap e dança, exposição sobre a cultura afro e oficinas de reciclagem. Por meio dessa ação artística-cultural, os alunos contaram as suas histórias de vida, fortalecendo a sua identidade.
Envolvida no #GrafitaÊ, a estudante Suelen Nascimento, 18 anos, 8ª série, comentou sobre a ação na sua escola. “É muito importante esta ação porque existe muito preconceito em cima da arte da grafitagem, que sempre foi protagonizada pelos negros. Precisamos mudar este estigma, mostrando que o grafite é uma expressão artística-cultural de muito valor, que desenvolve a criatividade e a liberdade de expressão, trazendo à tona aspectos sociais e de respeito, tão necessários na nossa sociedade”. A colega Heloísa Assis, 15 anos, mesma série, também opinou. “Este projeto está enaltecendo a cultura negra e suas mensagens de amor e respeito pelo próximo, como esta: respeita as minas”.
Fotos: Claudionor Jr
A jovem Samira Soares, da equipe de mobilização do #GrafitaÊ, passou a sua mensagem para os estudantes: “Hoje é um dia importante para dialogarmos sobre o projeto como uma valorização da produção de arte da comunidade escolar da rede estadual. A escola é um espaço para fortalecermos a nossa cultura e expressões artísticas, a exemplo do Rap, que dá visibilidade à nossa ancestralidade negra como forma de combater o racismo ainda tão presente entre nós”. A diretora da unidade, Ana Paula Neves, ressaltou que o grafite no Severino Vieira já é uma tradição. “Mas o projeto #GrafitaÊ reforçou a proposta de cuidar do nosso espaço com arte, aproximando ainda mais os estudantes da escola”.
A professora de Arte do Severino Vieira, Conceição Lima, destaca a relevância da arte na Educação, por meio do projeto #GrafitaÊ. “Esta iniciativa da Secretaria da Educação de colocar um olhar sobre a arte como ferramenta de transformação da Educação é uma abertura importante para a valorização e o empoderamento da comunidade escolar, que ganha mais autoestima e sensibilidade. Há muito tempo não via a arte sendo colocada como parceira da Educação, buscando no cotidiano dos estudantes a motivação em sala de aula para discutir Educação com a linguagem artística da grafitagem”.
O diálogo com os estudantes, visando a inserção da arte-educação na escola, foi estimulado pela coordenadora de Educação para a Diversidade da Secretaria da Educação, Érica Capinam. “A partir desse instrumento artístico, que é a grafitagem, podemos abordar temas importantes como racismo, gênero, sexualidade, empoderamento juvenil e educação étnico-racial. O #GrafitaÊ nasce com esta proposta de não se configurar apenas como a arte de grafitar, mas de colaborar com o enfrentamento das práticas de repressão entre meninos e meninas”.
#GrafitaÊ – Abrangendo 270 unidades neste ano, a proposta do projeto é colorir as paredes das escolas, utilizando a linguagem da arte urbana, grafite e suas diferentes dimensões, com a valorização de temas do cotidiano do estudante da rede estadual de educação, como racismo, gênero, sexualidade, empreendedorismo, tecnologias, redes sociais e empoderamento juvenil.
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