Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes participam do #GrafitaÊ e fazem intervenções artísticas na Escola Estadual Integral Severino Vieira
Estudantes participam do #GrafitaÊ e fazem intervenções artísticas na Escola Estadual Integral Severino Vieira
Publicado em sex, 02/06/2017 - 14:34 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Os estudantes da Escola Estadual de Educação Integral Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador, mostraram que estão contagiados pelo projeto #GrafitaÊ. Através desse movimento proposto pela Secretaria da Educação do Estado, a comunidade escolar pontuou, nesta sexta-feira (2), que é possível expressar com arte o que se aprende em sala de aula nas diversas áreas do conhecimento. Além da grafitagem pelas paredes do colégio, a programação contou com um debate temático e apresentações de rap e dança, exposição sobre a cultura afro e oficinas de reciclagem. Por meio dessa ação artística-cultural, os alunos contaram as suas histórias de vida, fortalecendo a sua identidade.
Envolvida no #GrafitaÊ, a estudante Suelen Nascimento, 18 anos, 8ª série, comentou sobre a ação na sua escola. “É muito importante esta ação porque existe muito preconceito em cima da arte da grafitagem, que sempre foi protagonizada pelos negros. Precisamos mudar este estigma, mostrando que o grafite é uma expressão artística-cultural de muito valor, que desenvolve a criatividade e a liberdade de expressão, trazendo à tona aspectos sociais e de respeito, tão necessários na nossa sociedade”. A colega Heloísa Assis, 15 anos, mesma série, também opinou. “Este projeto está enaltecendo a cultura negra e suas mensagens de amor e respeito pelo próximo, como esta: respeita as minas”.
Fotos: Claudionor Jr
A jovem Samira Soares, da equipe de mobilização do #GrafitaÊ, passou a sua mensagem para os estudantes: “Hoje é um dia importante para dialogarmos sobre o projeto como uma valorização da produção de arte da comunidade escolar da rede estadual. A escola é um espaço para fortalecermos a nossa cultura e expressões artísticas, a exemplo do Rap, que dá visibilidade à nossa ancestralidade negra como forma de combater o racismo ainda tão presente entre nós”. A diretora da unidade, Ana Paula Neves, ressaltou que o grafite no Severino Vieira já é uma tradição. “Mas o projeto #GrafitaÊ reforçou a proposta de cuidar do nosso espaço com arte, aproximando ainda mais os estudantes da escola”.
A professora de Arte do Severino Vieira, Conceição Lima, destaca a relevância da arte na Educação, por meio do projeto #GrafitaÊ. “Esta iniciativa da Secretaria da Educação de colocar um olhar sobre a arte como ferramenta de transformação da Educação é uma abertura importante para a valorização e o empoderamento da comunidade escolar, que ganha mais autoestima e sensibilidade. Há muito tempo não via a arte sendo colocada como parceira da Educação, buscando no cotidiano dos estudantes a motivação em sala de aula para discutir Educação com a linguagem artística da grafitagem”.
O diálogo com os estudantes, visando a inserção da arte-educação na escola, foi estimulado pela coordenadora de Educação para a Diversidade da Secretaria da Educação, Érica Capinam. “A partir desse instrumento artístico, que é a grafitagem, podemos abordar temas importantes como racismo, gênero, sexualidade, empoderamento juvenil e educação étnico-racial. O #GrafitaÊ nasce com esta proposta de não se configurar apenas como a arte de grafitar, mas de colaborar com o enfrentamento das práticas de repressão entre meninos e meninas”.
#GrafitaÊ – Abrangendo 270 unidades neste ano, a proposta do projeto é colorir as paredes das escolas, utilizando a linguagem da arte urbana, grafite e suas diferentes dimensões, com a valorização de temas do cotidiano do estudante da rede estadual de educação, como racismo, gênero, sexualidade, empreendedorismo, tecnologias, redes sociais e empoderamento juvenil.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo