Estudantes participam de seminário sobre Agroecologia

Os estudantes do curso técnico em Agroecologia do Colégio Estadual Casa Jovem II, no município de Igrapiúna, participaram, nesta quinta-feira (7/11), do II Seminário de Educação do Campo e do IV Encontro de Agroecologia, que foram realizados na própria unidade escolar.

Com base nas observações dos professores orientadores da atividade, os estudantes organizaram toda a concepção visual do material de divulgação do evento, assim como a produção dos textos. Eles também ministraram palestras e ficaram responsáveis pelo credenciamento e recepção dos convidados. As atividades discutiram sobre a agricultura familiar no contexto da agroecologia na Área de Proteção Ambiental (APA), também conhecida como APA do Pratigi, localizada no Baixo Sul da Bahia.

O diretor da unidade, Ademário Reis Oliveira, avalia o evento como uma oportunidade para os estudantes trocarem experiências com membros da comunidade, técnicos e profissionais da área. “O evento é um valioso instrumento de desenvolvimento da habilidade de comunicação dos futuros técnicos com a comunidade do entorno, pois eles divulgaram o Seminário e o Encontro. Também foi um momento oportuno para mostrarem a formação que recebem e suas possibilidades de atuação no meio social”, disse.

O professor também comenta a decisão de debater sobre agricultura familiar na APA. “Grande parte dos nossos estudantes são campesinos que residem na APA do Pratigi. Reforçar os saberes da terra nesse ambiente é uma necessidade, já que estamos inseridos num contexto mundial de preocupação com relação aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente e, sobretudo, diante do local em que residimos”, ressaltou.

Programação – A abertura do evento foi marcada por uma apresentação teatral do grupo da unidade escolar Os Filhos de Chico, na qual foi contado o cotidiano das famílias que trabalham na agricultura familiar da APA. Em seguida, aconteceram palestras, ministradas pelos próprios estudantes, sobre as temáticas: agricultura familiar, cultivo orgânico e conservação da terra e da água.

Foram realizados, ainda, minicursos sobre os temas: a importância da segurança do trabalho no desenvolvimento da agricultura familiar, manuseio seguro de defensivos agrícolas para uso na agricultura familiar, cooperativas e associações: estratégia de fortalecimento da agricultura familiar na  APA do Pratigi, implantação do Programa de Agricultura Integrada e Sustentável-Pais na APA do Pratigi e os dez princípios da certificação ambiental. Os minicursos foram ministrados por profissionais de instituições públicas do município e do Território.

Notícias Relacionadas