Estudantes participam de sarau e mostram poemas e poesias

Representantes de 22 escolas estaduais, da Diretoria Regional de Educação de Salvador – Direc 1B, participaram, na tarde desta quinta-feira (18/10), da quarta edição do sarau regional do projeto Tempos de Arte Literária (TAL). O evento, realizado no Palácio da Aclamação, localizado no Campo Grande, contou com a apresentação de poemas e poesias escritos e recitados pelos próprios estudantes.

Entre os destaques, esteve Claudiane Santos, 17 anos, do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, que, com o poema Muros da Favela, apresentou sua indignação com relação ao preconceito. “Expressar-me é sensacional, principalmente quando tento mostrar a realidade das comunidades para quebrar algumas barreiras que dividem nossa sociedade”, diz a estudante.

Para a aluna Andresa Maria Bispo, 16 anos, do Colégio Estadual Renan Baleeiro, que participa pela primeira vez do projeto e recitou a poesia Amada Bahia, a contribuição dos professores é fundamental. “Apesar de sermos os responsáveis pela criação, os professores nos dão uma orientação de como fica melhor a estrutura dos poemas e poesias”.

Política cultural – A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, ressalta que os projetos culturais da Secretaria da Educação estão afinados com a política cultural estadual, que visa o desenvolvimento das artes em suas distintas expressões, entre as quais, a literária. “Por meio do TAL, estamos fomentando, entre os estudantes, a arte de ler, interpretar e escrever a própria história do universo estudantil a partir de questões que povoam os seus imaginários, praticando o exercício da liberdade de expressão associada às questões da memória, do sentimento e da existência”, destacou Nide Nobre.

A culminância dos saraus do TAL será no dia 28 de novembro, dentro do I Fórum Estudantil, que será realizado nas praças do Pelourinho, Centro Histórico, em Salvador. Os trabalhos vencedores serão publicados no livreto Poética Estudantil e distribuídos nas escolas públicas estaduais como material didático.

Interior – Várias cidades estão realizando, em outubro e novembro, suas etapas do TAL e do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), outro projeto artístico-cultural estruturante da Secretaria da Educação. Estão envolvidos municípios como Feira de Santana, Ilheus, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Juazeiro, Paulo Afonso e Jacobina.

A Direc de Irecê, por exemplo, promove, no dia 25 de outubro, às 16h, na Praça da Prefeitura, o IV TAL e o V Face. “Estamos nos preparativos para receber as torcidas, e os estudantes se mostram muito empolgados para apresentar seus trabalhos. São 15 escolas participando do Face e 26, do TAL”, disse a diretora da Direc, Maria da Conceição Araújo Correia.

O estudante Juvenal da Cunha, 55 anos, cursando a 8ª série do eixo II da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico (EJA), no Colégio Maria Quitéria, no município de Gentil do Ouro, se emociona ao contar que, depois de 45 anos sem frequentar os bancos escolares, volta mostrando seu talento literário. “É uma oportunidade poder mostrar a todos o dom que Deus deu e poder trocar experiências. Estou muito feliz por estar participando”, disse o aluno, que trabalha como lavrador, no distrito de São José.

TAL e FACE – O TAL foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA), assim como os profissionais da educação: professores de língua portuguesa, artes e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação, em um clima de integração e de participação.

Além de estimular o hábito da leitura, o TAL incentiva a produção literária nos ambientes escolares com os objetivos de estimular a produção literária no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais, bem como contribuir para a formação da intelectualidade, abrindo caminhos literários para a participação social.

O Face, por sua vez, além de reviver os antigos festivais que movimentaram o Brasil décadas atrás, revela o caráter educativo da música e a relevância dos contextos escolares no desenvolvimento artístico dos jovens estudantes das escolas públicas estaduais da Bahia. O projeto, que tem como princípio valorizar as raízes da cultura brasileira, é um dos meios que a Secretaria da Educação da Bahia encontrou para assegurar o direito à arte e à aprendizagem dos saberes artísticos, entendendo a cultura como uma matriz do conhecimento.