Estudantes participam de oficinas para fortalecer ações dos líderes de classe

Foto: acervo pessoal


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Com o tema ‘Projetos de Escola, Projetos de Vida’, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realiza um ciclo de oficinas pedagógicas nas escolas da capital e interior, para fortalecer a atuação dos líderes de classe. Nesta sexta (09), a atividade acontece no Colégio Estadual Polivalente de Itamarajú, a 758 km de Salvador. Na quinta-feira (08), o ciclo reuniu estudantes do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, a 430 km da capital. Durante o encontro, os líderes discutem ações que possam contribuir com a gestão participativa das escolas, visando à melhoria da qualidade da educação, conforme propõe o programa Educar Para Transformar – um Pacto pela Educação.

"Acho a arte determinante para uma boa formação do estudante", estudante Rodrigo dos Santos

O estudante Rodrigo dos Santos, 18 anos, que participou da atividade, nesta quarta-feira (07), no Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão, localizado no município de Coaraci, a 360 km de Salvador, fala sobre a importância da iniciativa. “Esse projeto está sendo bastante importante porque vai além de ter um título de líder. Discute o que podemos fazer depois da eleição. Por meio da oficina, podemos apresentar ações e ouvir os gestores e a Secretaria sobre o que esperam da nossa contribuição,” explica.

 

Foto: arquivo pessoal

Rodrigo ainda fala sobre o seu primeiro projeto na função de líder. “Acho a arte determinante para uma boa formação do estudante. Tanto no aspecto pessoal, como de socialização. Por isso, minha ideia é implantar apresentações de música e poesia no horário do intervalo e incentivar os colegas que pratiquem instrumentos musicais a ensinarem aos outros a tocar”.
 
Além de apresentarem sugestões, os estudantes são valorizados a aturarem ativamente nas decisões escolares. “A gente compartilha práticas sobre atuações dos líderes no que eles identificam de problema nas turmas deles e o que pretendem realizar para sanar esses problemas. A postura deles é bastante valorizada, e o objetivo é proporcionar a co-gestão da escola”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Tereza Farias, da Secretaria da Educação do Estado.

 

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