Estudantes participam de live da Google for Education para aprender o uso da plataforma Google Classroom

Palavras-chave:
Os estudantes foram o público-alvo do segundo dia de formação on-line de apresentação da plataforma Google Classroom, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Google for Education no Brasil. Realizada no formato webinar (videoconferência on-line), a capacitação sobre o uso da sala de aula virtual para a realização de diferentes tarefas voltadas à aprendizagem – já utilizado por algumas escolas da rede – foi ministrada por educadores Google da GetEdu (uma das parceiras oficiais do Google for Education no Brasil). A TVE transmitiu ao vivo as atividades. Na quinta (16), a formação foi dirigida aos professores e gestores escolares.
 
Durante a live, os representantes da GetEdu, Wellington Maciel e Marcelle Aline, apresentaram os aplicativos do Google Classroom que os estudantes vão utilizar para manter o contato com os professores e colegas. “Este período de isolamento social, quando estão todos em casa por conta da pandemia do novo Coronavírus, é importante que eles continuem estudando, principalmente porque o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado no final do ano. O Google Classroom é uma ferramenta propícia para se manter o vínculo com a escola, com os estudos”, destacou Marcelle.  
 
O subsecretário da Educação, Danilo Souza, destacou a importância do encontro virtual para que o processo de ensino e aprendizagem não seja interrompido neste período. “Ontem (quinta, 16), estivemos aqui discutindo com os professores a inclusão digital, as ferramentas digitais, o uso das tecnologias da informação e da comunicação, especificamente a ferramenta do Classroom, como uma estratégia alternativa de aprendizagem e de ensino, para este período de pandemia, garantindo a mobilização contínua dos nossos estudantes em relação aos seus estudos”. 
 
Também presente na webinar, a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, reforçou para os estudantes a importância da tecnologia, neste momento, para que a ferramenta possa contribuir para a propagação de conhecimentos entre si. “Vocês já pertencem a uma geração digital, já nasceram plugados na tecnologia. Sugiro que associem o Google Classroom não só para os próprios estudos, mas como uma ferramenta que pode ser usada para multiplicar conhecimentos com os colegas, lembrando que a tecnologia é o meio, neste momento, ainda mais necessário. Mas é importante, também, que ocupem a mente com outros interesses, como alimentar o corpo fazendo exercícios físicos em casa, para mantê-la arejada e saudável”, orientou.
 
A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, por sua vez, destacou que, mesmo à distância, é importante que os estudantes estejam unidos, trocando informações, dicas e trocas de leituras. “Tudo isso para que possam aprender juntos, nesta plataforma do Google Classroom e na do Instituto Anísio Teixeira, onde uma série de conteúdos, como livros e vídeos, é disponibilizada”.
 

Notícias Relacionadas