Estudantes participam de gincana e abordam preconceito e diversidade

Palavras-chave:
A comunidade escolar do Colégio Estadual Deputado José Rocha, no município de Matina, localizado no Sudoeste baiano, decidiu começar o ano letivo de um jeito lúdico e integrativo. Durante toda a semana (de 22 a 26/2), estudantes, professores e gestores estão envolvidos na ‘Gincana Educativa Diversidade em Ação’, que tem como objetivo principal abordar temas ligados ao combate de qualquer tipo de preconceito, através das tarefas realizadas pelas equipes participantes.
 
Fotos: Divulgação
As diferentes manifestações contra os preconceitos racial, social ou de gênero e a importância de combatê-los, a partir do ambiente escolar, foram temas da palestra motivacional, na abertura da gincana. “Foi um momento de valor, porque reforçou a consciência sobre o respeito à diversidade, o que nos faz crescer como estudantes e cidadãos. Não podemos aceitar, por exemplo, a homofobia e o preconceito racial, que geram bullying e prejudica o convívio entre nós”, acredita a estudante Laís Alcântara, 15 anos,  2º ano.
 
A aluna Gabrieli Santos, 16 anos, do 3º ano, também opinou: “uma gincana contra o preconceito é uma maneira diferente e interessante de começar o ano letivo. Por ser uma atividade lúdica, todos participam e, ao mesmo tempo, vamos adquirindo uma consciência maior contra o preconceito de todos os tipos”.
 
Os alunos criaram, também, cartazes  e abordaram a temática sob diferentes manifestações artísticas, como apresentações musicais e teatrais. Além de executar tarefas, sempre ligadas ao assunto, os estudantes participam, nesta quinta (25/2), do ‘Futebol da Diversidade’ e do futebol misto ‘Fortalecendo a igualdade de gêneros’. 
 
“Mais do que um ambiente de construção de conhecimentos da educação formal, a escola deve funcionar como o lugar propício para adquirirmos consciência sobre a importância de defendermos temas atuais, como o respeito pelo outro, independente da cor, da religião, do grau de instrução ou onde mora”, justificou o diretor do colégio, Gilvane Caldas Lima.

Notícias Relacionadas