Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes participam de gincana e abordam preconceito e diversidade
Estudantes participam de gincana e abordam preconceito e diversidade
Publicado em qua, 24/02/2016 - 16:40 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A comunidade escolar do Colégio Estadual Deputado José Rocha, no município de Matina, localizado no Sudoeste baiano, decidiu começar o ano letivo de um jeito lúdico e integrativo. Durante toda a semana (de 22 a 26/2), estudantes, professores e gestores estão envolvidos na ‘Gincana Educativa Diversidade em Ação’, que tem como objetivo principal abordar temas ligados ao combate de qualquer tipo de preconceito, através das tarefas realizadas pelas equipes participantes.
Fotos: Divulgação
As diferentes manifestações contra os preconceitos racial, social ou de gênero e a importância de combatê-los, a partir do ambiente escolar, foram temas da palestra motivacional, na abertura da gincana. “Foi um momento de valor, porque reforçou a consciência sobre o respeito à diversidade, o que nos faz crescer como estudantes e cidadãos. Não podemos aceitar, por exemplo, a homofobia e o preconceito racial, que geram bullying e prejudica o convívio entre nós”, acredita a estudante Laís Alcântara, 15 anos, 2º ano.
A aluna Gabrieli Santos, 16 anos, do 3º ano, também opinou: “uma gincana contra o preconceito é uma maneira diferente e interessante de começar o ano letivo. Por ser uma atividade lúdica, todos participam e, ao mesmo tempo, vamos adquirindo uma consciência maior contra o preconceito de todos os tipos”.
Os alunos criaram, também, cartazes e abordaram a temática sob diferentes manifestações artísticas, como apresentações musicais e teatrais. Além de executar tarefas, sempre ligadas ao assunto, os estudantes participam, nesta quinta (25/2), do ‘Futebol da Diversidade’ e do futebol misto ‘Fortalecendo a igualdade de gêneros’.
“Mais do que um ambiente de construção de conhecimentos da educação formal, a escola deve funcionar como o lugar propício para adquirirmos consciência sobre a importância de defendermos temas atuais, como o respeito pelo outro, independente da cor, da religião, do grau de instrução ou onde mora”, justificou o diretor do colégio, Gilvane Caldas Lima.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo