Estudantes participam de Feira de Ciências em Muritiba

Foto: acervo pessoal

Os cerca de 1.600 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, participam, nesta sexta-feira (26), da V Feira de Ciências. O evento, que acontece em frente à unidade com um total de 45 estandes, divididos nos três turnos, e aberto à comunidade, vai apresentar trabalhos desenvolvidos nos cursos da Educação Profissional e turmas do ensino médio.

“Além de serem expostos para a comunidade e estudantes convidados de outras unidades escolares da cidade, os projetos vão passar por uma comissão julgadora para serem selecionados para a Mostra da Educação Profissional, Feira de Ciências da Bahia e Feira de Matemática”, explica a vice-diretora, Valéria. Ela ainda conta que “estamos muito felizes porque percebemos que os trabalhos estão muito bons e o compromisso dos alunos é enorme”.

Entre os projetos que serão apresentados está a maquete para o novo cemitério do município. “Temos um problema de superlotação e como precisamos de um novo espaço, sugerimos um cemitério vertical que implicaria em um risco menor para contaminação do solo. Essa ação pode garantir que mantenhamos mais segura a saúde da população”, comenta a estudante do Curso Técnico em Agroindústria, Samile da Silva, 17 anos. Segundo ela, “a ideia é realizar um abaixo-assinado para atrair apoiadores e apresentar o projeto na Câmara de Vereadores do município”.

Já o estudante de Nutrição e Dietética, Thiago Moraes, 17, explica que o objetivo da sua equipe foi apresentar “um produto que atraísse os consumidores, porém fosse saudável. Por isso desenvolvemos um biscoito recheado integral, que não possui conservante ou produtos químicos. Fazemos a partir da farinha da granola e açúcar demerara”. Thiago também comenta que “caso a recepção seja positiva, queremos levar à frente o projeto e comercializado”.