Estudantes participam de encontro territorial de líderes de classe em Barreiras

Palavras-chave:
Fotos: divulgação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de 106 estudantes, eleitos líderes de classe em 37 escolas da rede estadual, em 14 municípios pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 11), participaram, nesta quarta-feira (4), do III Encontro Territorial de Líderes de Classe, em Barreiras (863 km de Salvador). A iniciativa, da Secretaria da Educação do Estado, objetiva ampliar as discussões sobre formas de liderança, proporcionar trocas de experiências entre os estudantes participantes e a construção de projetos e ações para uma cultura de participação e atuação nas unidades escolares.

A atividade, que teve como tema central 'Juventudes que transformam: resistência e ancestralidade', aconteceu durante todo o dia no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande. A programação envolveu oficinas e dinâmicas de grupo sobre a importância de ser líder de classe e qual escola querem para o futuro.  Também foram realizadas apresentações culturais, intercâmbio de aprendizagens coletivas entre os líderes de classe sobre suas atuações durante o ano letivo e palestras com os temas: “O mundo, minha aldeia: sociedade de consumo x sociedades sustentáveis”; “Curto e/ou Compartilho: educomunicação, autoria e empoderamento" e “Educação para o século XXI: as competências socioemocionais na escola”.

A diretora do NTE 11, Maria Aparecida Chagas, fez uma avaliação positiva do processo que, segundo ela, contribuiu para o protagonismo estudantil. “Aconteceu  uma integração e uma troca de experiências muito boa. Os estudantes apresentaram o que estão realizando, planejando e como estão contribuindo para uma gestão democrática em suas escolas. Além dos questionamentos, ideias e encaminhamentos que estão transmitindo para o NTE”, afirmou.  

Para o estudante Jefferson Pereira, 17, 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária, no CETEP Bacia do Rio Grande, os encontros de líderes são sempre motivadores e essenciais. “Esses encontros são essenciais. Saímos daqui motivados a continuar o trabalho. A partir dessas formações nos tornamos líderes atuantes e capacitados para a função, cheios de ideias e planos para nossa escola”, declara.    

O estudante Ronaldo Araújo,19, 2º ano, do Colégio Estadual de Cristópolis, a 809 Km de Salvador, também no Extremo Oeste, está no seu segundo mandato de líder de classe e falou que gosta da prática da liderança. “Amo ser líder de classe. Busco sempre ficar bem informado sobre a arte de liderar, participar de encontros, debates e levar sempre o melhor para minha escola. Gosto dessa troca de experiências. Tenho certeza que sairemos daqui com novos pensamentos”, relata o estudante.

O próximo Encontro dos Líderes de Classe envolverá as escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 9), em Amargosa (a 235 Km de Salvador), no Centro Sul do Estado, e está programado para a próxima terça-feira (10), no Hotel Fazenda Colibri, das 8h às 16h.
 

Notícias Relacionadas