Estudantes participam de eleições para líderes escolares da rede estadual

Na foto: Geovana de Souza

Como parte das novas ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para incentivar o protagonismo estudantil na gestão democrática da escola, começou, nesta segunda-feira (24), o processo de eleição para líderes escolares da rede estadual de ensino, que segue até a próxima sexta-feira (28). Para esta etapa, apenas podem concorrer os estudantes que foram eleitos líderes e vice-líderes de classe pelos colegas de turma. Após esta fase, ainda acontecem, de 7 a 11 de junho, as eleições para líder do município; e de 21 a 25 de junho, para líder do Núcleo Territorial de educação (NTE).

O coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jocivaldo Bispo, falou sobre esta nova etapa nas eleições de líderes na rede estadual. "Queremos que os estudantes possam contribuir com a gestão participativa das escolas e dialoguem sobre educação junto à sua comunidade. Por isso, é importante ampliar essa participação elegendo representantes escolares e, nas próximas etapas, os líderes municipais e territoriais".

A líder de classe, Geovana de Souza, 17 anos, 3° ano do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, destacou a ampliação na atuação dos estudantes. "Na minha escola, os líderes de classe têm uma relevância imensurável. Somos o canal direto de comunicação entre alunos e direção e, por esta razão, me sinto lisonjeada por ter sido escolhida para representar a minha turma. As novas fases do processo de eleição julgo serem uma oportunidade incrível para que novos líderes surjam e descubram o quanto isso é importante, sobretudo pelo protagonismo juvenil. É um passo a mais para um conhecimento ainda maior sobre democracia".

Para as eleições subsequentes, somente poderão concorrer os eleitos nas eleições anteriores e poderão participar tanto os líderes, quanto os vice-líderes. As escolas que não conseguirem realizar as eleições nos prazos determinados pela portaria deverão comunicar, em tempo hábil, ao NTE e à SEC as condições determinantes para a não realização do processo e propor datas possíveis para realizá-las.