Estudantes participam de atividades culturais e assistem à cerimônia do Prêmio Braskem de Teatro

Fotos: Feijão Almeida/ SEC BA
Um grupo de 50 estudantes e educadores do Complexo Integrado Estadual de Educação (CIEE), do município de Itabuna, participou, nesta quarta-feira (18), de diversas atividades culturais durante todo o dia, em Salvador. Promovida pelo Programa Conexões - Estação do Saber, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), a programação contou, pela manhã, com uma visita ao Centro Histórico; à tarde, com o espetáculo "Mistério no Museu", no Museu de Arte da Bahia (MAB), e visita à exposição "Encruzilhada", no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Já à noite, eles tiveram a oportunidade de participar da cerimônia do Prêmio Braskem de Teatro, no Teatro Castro Alves (TCA).

O estudante Daniel Felipe Oliveira, 13, 8º ano do Ensino Fundamental, do CIEE, ficou encantado ao visitar pela primeira vez pontos turísticos e locais históricos da capital baiana, como Pelourinho, Elevador Lacerda, Fundação Casa de Jorge Amado, museus e igrejas. “Foi muito gratificante conhecer tudo isso, pois é de onde vem as minhas origens e a história do meu povo. Esta experiência vai agregar muito à nossa educação e irei levar todo este conhecimento para os colegas que não puderam vivenciar esses momentos”.

Fotos: Suâmi Dias/ SEC BA
Para a estudante Joana Costa, 15, 1º ano do Ensino Médio, também do CIEE, participar de toda a programão marcou a sua vida, principalmente porque foi a primeira vez que esteve em um teatro e, também, em Salvador. “Foi uma oportunidade única, pois vou voltar para casa com um novo olhar sobre a história da Bahia, pois pude ver ao vivo, com os meus próprios olhos, o que eu via somente pelos livros. Além disso, estou muito feliz de ter tido esta experiência nova de ir a um evento importante no TCA, que é um teatro muito famoso”, disse.

Segundo a vice-diretora, Tina Fidelis, que organizou a viagem dos estudantes a Salvador, a experiência é muito importante na formação dos jovens. "Uma atividade como essa, tira o estudante do seu lugar, seu cotidiano escolar, traz muitas possibilidades de aprendizagens, favorece a construção  de novos conhecimentos em todos os aspectos: sociais, econômicos, culturais, políticos, históricos, além de proporcionar novas experiências, vivenciadas e troca de saberes".

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Centros Integrados de Educação (CIE) e apresentador do Programa Conexões, Robson Costa, falou sobre a importância da experiência para os estudantes. “O programa Conexões tem o objetivo de informar, educar e, acima de tudo, promover conexões com as diversas realidades. Então, trazer alunos para conhecer novas cidades, arte e cultura dá um fôlego no processo de vivência e aprendizagem. Trata-se de uma aula pedagógica com um banho de cultura, na qual identificaram personas, imagens e arquitetura, que darão um outro olhar para eles”.