Estudantes participam de ações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, localizado no bairro São Caetano, em Salvador, participaram, nesta quarta-feira (23), da sexta edição do sarau Literário da unidade escolar, que contou com diversas atividades voltadas para o hábito da leitura como palestras, encontros com escritores, contação de histórias e recital poético. A atividade, que integra a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece de 23 a 29 de outubro, faz parte do projeto Biblioteca em Movimento. 
 
Segundo a professora e idealizadora do projeto, Luiza Viera, a iniciativa tem o objetivo de estimular nos estudantes o hábito de ler dentro e fora da escola, a exemplo de espaços como bibliotecas e, também, no ambiente familiar. “O projeto foi criado em 1996 através do aproveitamento dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula como peças teatrais, poesias autorais, produção textual de vários gêneros e intercâmbio entre bibliotecas da rede pública. Uma das ações dentro do projeto é o subprojeto 15 Minutos, por meio do qual os estudantes nos intervalos das aulas fazem pequenas leituras por 15 minutos com o intuito de estimular a leitura cotidiana”, afirmou.
 
A estudante Flávia Alessandra da Silva, 15, 9º ano, além de ser mestre de cerimônias do evento, também apresentou um poema autoral intitulado “Um pedido de socorro ou um aviso”. “Gostei muito de participar e mostrar o meu talento para o público presente e as atividades foram muito divertidas e interativas”, afirmou.
 
A coordenadora do Livro e da Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, falou da importância da leitura para o aprendizado dos estudantes. “A leitura é muito importante e deve ser incentivada desde os anos iniciais das crianças até o resto da vida, pois desenvolve as competências e habilidades dos estudantes na escrita e, também, a intepretação textual, no qual são formados jovens com uma visão mais crítica do mundo e da vida”, destacou. 
 

Notícias Relacionadas