Estudantes participam das culminâncias regionais de projetos estruturantes

Após a etapa escolar, os estudantes da rede estadual estão participando, neste mês de setembro, das culminâncias regionais dos projetos estruturantes de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Na Diretoria Regional de Educação de Itapetinga (Direc 24), os participantes dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove) estão reunidos, nesta sexta-feira (12/09), para realizar apresentação e seleção das obras para a etapa estadual, que acontece de 28 a 30 de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, durante o III Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciência, esporte e cultura.

Fotos: Trabalhos e apresentações da Direc 25

“Reunimos todas as escolas da região no clube da cidade para realizar todas as seleções neste momento que intitulamos Dia D da Cultura”, esclarece a diretora da Direc 24, Susane Ferreira. Ela também destaca a participação dos estudantes. “Tivemos um interesse maior dos alunos. As caravanas somam mais de 400 pessoas, além de percebermos uma grande qualidade nas obras”, diz.

Selecionado para apresentar sua obra “Miscigenação” na etapa estadual, em outubro, o estudante do 2º ano, Gabriel Rocha, da Escola Estadual Duque de Caxias, do município de Iguaí, fala da inspiração do trabalho participante do AVE. “O quadro foi inspirado na luta contra o racismo. Quero passar uma mensagem de que todos são iguais independentemente da cor da pele”, explica.

No Prove, um dos selecionados foi o vídeo intitulado “Preconceito: qual é o seu?”, dos estudantes Washington de Jesus, Verônica Nascimento, Herlene Costa, Bruno Souza e Bruno Pereira, todos do Ginásio Agro Industrial de Itapetinga.

Já na Diretoria Regional de Educação de Barreiras (Direc 25), as culminâncias foram realizadas na quinta-feira (11/09). “Ver a satisfação dos alunos, pais, gestores e todos os envolvidos nos encheu de orgulho. As apresentações foram um grande sucesso e, mesmo aqueles que não foram selecionados, realizaram um ótimo trabalho”, diz a diretora Izolda Maia.