Estudantes otimizam estudos e se preparam emocionalmente para as provas do ENEM

Palavras-chave:



 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faltam três dias para a primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 5 e 12. Para os estudantes, com o pouco tempo que resta, ficam aquelas dúvidas de como aproveitar melhor os últimos momentos para estudar alguns conteúdos e do que fazer para espantar o nervosismo e a ansiedade antes do exame. Para isso, os estudantes da rede estadual estão aproveitando a última semana para revisar e, também, relaxar um pouco, seja tendo boas horas de sono ou ouvindo músicas. Além disso, os professores dão dicas para os alunos se prepararem para terem um bom desempenho.

Segundo o professor de Geografia, Tássio Ferreira, que leciona no Colégio Estadual de Planalto, no município de Planalto, o momento agora é de preparação emocional, mas, sem perder o foco das revisões. “É muito importante que o estudante durma e descanse bem na véspera para controlar o nervosismo e a ansiedade. Para sair um pouco da rotina de estudos por meio de livros e apostilas, o aluno pode ler jornais, revistas e sites de notícias para se inteirar sobre os assuntos que estão sendo discutidos na atualidade e que podem ser cobrados na redação e provas, a exemplo dos novos modelos de família, corrupção, sustentabilidade, conflitos territoriais, políticos, econômicos e culturais”, explica o educador.

O estudante do 3° ano, João Batista, 18, Colégio Estadual de Planalto, conta que já preparou seu cronograma para as últimas revisões. “Separei os dias para estudar alguns conteúdos do 5º ao 3º ano, direcionando as áreas de humanas, exatas e linguagens. Como vou para o colégio à tarde, procuro dormir um pouco mais pela manhã para poder me dedicar melhor após sair do colégio, estudando em média 4 horas por dia em casa. Quando quero relaxar um pouco, escuto músicas e me sinto muito bem”, afirma.

Quem também está utilizando a música para relaxar e recarregar as energias é Matheus Fernandes Souza, 18, que cursa o 3º ano no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador. “Para descontrair e relaxar nos intervalos dos estudos, eu costumo ouvir as minhas músicas preferidas e, também, assisto aos telejornais para me manter bem informado. Nesta semana, resolvi me afastar das redes socais e estou respondendo provas dos anos anteriores, simulados disponíveis na Internet e vídeoaulas na TV, no Hora do Enem”, revela.

Para o professor de Informática e Artes, Luiz Antônio Gomes, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, o momento é de concentração. “O estudo nesta reta final tem que ser todo contextualizado com os possíveis temas da atualidade e que podem cair na redação. Além disso, não adianta ficar agora tentando decorar fórmulas ou se prendendo a conceitos e datas. Uma dica essencial na hora da prova é ter muita concentração e ler as questões com atenção e mais de uma vez”, ressalta.

Notícias Relacionadas