Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes irão expor projetos de iniciação científica no Virtual Educa Bahia 2018
“Estamos estimulando cada vez mais o fazer ciência na sala de aula e o que será apresentado na FECIBA reflete o crescente interesse dos nossos estudantes pelo assunto e como eles estão preocupados em apresentar, por meio destas experiências, soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades. Portanto, nada mais adequado do que colocar a FECIBA dentro do Virtual Educa, para que este fazer ciência nas escolas estaduais seja acessado pelos participantes, motivando, ainda mais, os nossos estudantes para o mundo da pesquisa”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
O projeto “Sistema de Irrigação Automática” é um dos exemplos de busca, pela iniciação científica, de problemas relacionados à realidade dos estudantes. Realizado pelos alunos Felipe Fernandes e Sauan Santos, do Colégio Estadual Professor Valdir de Araújo Castro, no município de São Félix do Coribe, no Oeste baiano, o projeto será apresentado na FECIBA. Felipe, 17 anos, conta que o trabalho busca a preservação do meio ambiente e o incentivo da Agricultura sustentável. “O assunto nos despertou para a busca de problemas que acometem a minha comunidade: o uso indevido da água e o descaso em relação à sua preservação. Eu e Sauan estamos muito felizes por nosso projeto ter sido classificado para uma feira que dará maior visibilidade ao nosso trabalho. Estamos bastante ansiosos para participarmos da FECIBA, que será a primeira vez”, conta Felipe.
>> Veja todas as fotos desta matéria no FLICKR da Educação
O Sistema de Irrigação Automático, completa o estudante, visa reduzir e reaproveitar os recursos hídricos de forma consciente, contribuindo para uma melhor utilização da água na Agricultura sustentável de pequena e média escala de produção. “O sistema foi criado para captar e reaproveitar a água já utilizada nas plantações, fazendo com que ela sempre volte para o reservatório, recebendo o processo de filtração por meio de uma pequena camada de areia, pedras e uma esponja”, explica o professor orientador Robson Pamplona. O sistema funciona com um reservatório de água que distribui a mesma para o sistema de irrigação que molha as plantas, por meio do gotejamento. Em uma caixa com terra será feito o cultivo da plantação. O segundo reservatório capta a água já utilizada para molhar as plantas e filtrada pelo filtro rústico (feito com carvão vegetal, areia, pedras e esponja). Uma bomba submersa de 127v joga a água do segundo reservatório para o primeiro reservatório, promovendo a reutilização da água.
Outro projeto que marcará presença na FECIBA é o “Tabagismo: ações na comunidade do Alto do Paraíso – Poções-BA”, desenvolvidos pelas estudantes Eva Batista, Isa Chaves e Jociara Brito, do 3º ano do Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, no Sudoeste baiano. A pesquisa, explicam as alunas, teve por objetivo realizar ações de intervenção junto à comunidade para que os problemas em decorrência do tabagismo sejam amenizados, incentivando os fumantes a deixarem de fumar. “Realizamos uma pesquisa de campo e elaboramos 100 questionários, aplicados a 14,3% das residências do bairro Alto do Paraíso e com isso obtivemos o número de fumantes nas famílias. Diante dos resultados - 70% dos entrevistados eram fumantes -, vimos a necessidade de uma intervenção na comunidade para o incentivo e a prevenção do tabagismo. Para isto, promovemos a Feira de Saúde no bairro, com a parceria de enfermeiras, psicóloga, fisioterapeuta e dentista, integrantes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), que foi o nosso parceiro no projeto”, relata Eva, 18 anos.
Levar o projeto para a FECIBA, completa Eva, será uma oportunidade de ampliar o alcance do projeto de combate ao tabagismo. “A feira vai ser um canal muito importante para divulgar o nosso trabalho para um maior número de pessoas, inclusive de várias partes do mundo, que estarão no local em função do Virtual Educa. Estamos na maior expectativa e muito felizes por termos sido classificados”.
Sobre o Virtual Educa - O Encontro Internacional Virtual Educa foi criado em 2001, com o objetivo de promover a inovação na Educação para promover a transformação social e o desenvolvimento sustentável, especialmente na América Latina e no Caribe. Tanto é que o lema desta edição é “Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural”, em virtude da importância estratégica da Educação nas sociedades plurais do século XXI.
Notícias Relacionadas
-
Mostra DIC de Ciências premia estudantes baianos que se credenciam para eventos internacionais
-
Escola Parque sedia Encontro Nacional de Mulheres Camponesas
-
Comunidade acadêmica comemora 33 anos de estadualização da Uesc
-
Rede estadual de ensino de Anguera ganha novo colégio com estrutura para ensino em tempo integral
-
Estudantes participam da Etapa Territorial do projeto Encante, em Amargosa
-
Auxílio do Programa Mais Futuro será creditado nesta sexta-feira (6)
-
Período de renovação de matrícula para estudantes da rede estadual termina nesta sexta-feira (29)