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Estudantes indígenas realizam formatura com cerimônias culturais
Publicado em qua, 26/12/2018 - 15:30 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas
Na Educação Escolar Indígena do CEICFR são favorecidos o entrelaçamento dos conhecimentos universais e os saberes ancestrais buscando a valorização da cultura do povo Tuxá. Desta forma, os formandos – fortalecidos na cultura do povo Tuxá Aldeia Mãe e dotados de senso crítico – completaram mais um ciclo educacional e seguem, agora, para ocupar seus espaços nas universidades. Os gestores destacaram que eles “transformarão a sua realidade e difundirão a filosofia da unidade escolar de educar pelas mais diferentes trajetórias que cada um seguir; todos voltados para um único fim: o sucesso”.
Já na Aldeia Indígena de Corumbauzinho, em Prado, no Extremo Sul Baiano (a 792 km de Salvador), os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Corumbauzinho, realizaram sua cerimônia de formatura vestidos com os trajes genuinamente indígenas. A atitude teve como objetivo representar o marco da resistência dos povos Pataxós, promovendo a valorização da cultura indígena e a afirmação/manutenção de sua diversidade étnica, de acordo com os princípios da Educação Indígena, proposta pela Secretaria da Educação do Estado.
Colégio Estadual de Corumbauzinho
O diretor da unidade escolar, Maicon Rodrigues, enfatizou a importância de realizar a colação de grau dos estudantes trajados a caráter. “Tem um significado valoroso para nós, que é o fortalecimento da cultura indígena. Neste final de ano formaram 23 estudantes, sendo oito do Ensino Fundamental e 15 do Ensino Médio. Nosso objetivo maior é que os nossos 130 estudantes sigam seu percurso formativo sem deixarem de ser indígenas, ou seja, que valorizem sua identidade cultural quando entrarem na faculdade. E, quando se graduarem, a exemplo do ex-diretor Rafael Ferreira Papa, que se graduou em Enfermagem e voltou para atuar profissionalmente na própria comunidade”.
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