Estudantes indígenas participam da Etapa Territorial dos Jogos Estudantis Indígenas da Bahia, em Prado

Palavras-chave:

Fotyos: divulgação
Cerca de 400 estudantes indígenas de seis unidades escolares indígenas e oito anexos pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação do Extremo Sul (NTE 07), com sede em Teixeira de Freitas, participam, até esta quinta-feira (29), da Etapa Territorial dos Jogos Estudantis Indígenas da Bahia (JEIBA 2024). As competições estão sendo realizadas na Aldeia Pataxó Kaí, localizada em Curumuxatiba, no município de Prado.

Nesta etapa, os estudantes participam das competições das seguintes modalidades esportivas e tradicionais: baleado, zarabatana, arco e flecha, corrida tora, corrida maracá, futebol society, arremesso de Tacapy e patiw miwka’a.

A estudante Naimy do Nascimento, 16, 6º ano, do Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, que mora na Aldeia Kaífalou, falou da importância dos jogos estudantis indígenas. “Para mim, participar dos jogos é um momento muito rico e especial, pois a gente se encontra com os parentes e amigos e isso fortalece a nossa cultura”.

Já Ãdxuara de Jesus Azevedo, 16, estudante do 2º ano do mesmo colégio e moradora da Aldeia Tibá, acredita que os jogos são essenciais para a preservação das tradições dos povos indígenas. “Eu tenho um grande respeito em participar dos jogos, porque os nossos antepassados já viveram isso e esta tradição deve ser valorizada por nós, estudantes”, comentou.

Notícias Relacionadas