Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes indígenas de Santa Cruz Cabrália participam de projeto on-line sobre valorização territorial
Estudantes indígenas de Santa Cruz Cabrália participam de projeto on-line sobre valorização territorial
Publicado em seg, 01/06/2020 - 14:38 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
As atividades, que vêm sendo desenvolvidas desde o dia 11 de maio e finalizam no dia 6 de junho, são trabalhadas por áreas de conhecimento, nas quais também tratam de assuntos como saúde indígena, arte e literatura de resistência indígena. Como produto final, os estudantes têm produzido vídeos, poemas, poesias, lives, memorial e criação de músicas.
A vice-diretora do colégio, Verônica Silva Santos, falou da importância da iniciativa. "O projeto pedagógico Maio indígena tem proposto a discussão de temas relacionados ao contexto atual em que estão inseridos os povos indígenas no Brasil, trazendo reflexões sobre a situação específica do povo Pataxó. Os resultados das atividades partem do diálogo com o professor orientador, tendo como princípio a liberdade de expressão do estudante", explicou a gestora.
A estudante indígena Alessandra Cristina Ferreira da Silva, 3º ano, 19 anos, falou sobre a experiência. "As atividades on-line têm nos ajudado muito e são algo muito inovador, por serem realizadas à distância. Na primeira semana, abordamos o tema sobre Território e Identidade. Nesta semana, estamos abordando sobre contos Pataxós e nós iremos contar histórias dos nossos antepassados, que são de grande relevância para nós, povos indígenas", afirmou.
O estudante Diogo Conceição, 3º ano, 17, disse que está gostando de participar do projeto. "O Maio indígena é importante para podermos olhar as nossas raízes e, através delas, pude conhecer a realidade vivida pela minha família e os valores dos espaços onde hoje vivo. As atividades dos projetos me fizeram abrir os olhos para a minha própria história como índio Pataxó. Está sendo muito bom participar desse projeto, pois estou aprendendo muito sobre a nossa cultura", disse.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira