Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes indígenas da rede estadual são aprovados em universidades públicas
Os estudantes indígenas das escolas da rede estadual de ensino de diferentes etnias e localidades têm, cada vez mais, conquistado o acesso ao Ensino Superior em universidades públicas, através de processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Por meio do sistema do Ministério da Educação (MEC), as instituições oferecem vagas para os candidatos, que são classificados de acordo com a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
No município de Pau Brasil, a Aldeia Água Vermelha está em festa com a aprovação da estudante Brunna Tityáh, 17, em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Segundo a jovem da etnia Pataxó Hãhãhãe, que concluiu os estudos no Colégio Estadual Gerson de Souza Melo Pataxó, entrar na UESC é a realização de um sonho. “Sempre tive admiração pela UESC e, desde quando entrei no Ensino Médio, já pensava alto e, agora, fui aprovada, mostrando que todos os meus esforços não foram em vão. Através do meu curso, vou ter mais ideias para trazer projetos para a nossa aldeia”, disse.
Também em Pau Brasil, o Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu teve dez estudantes indígenas aprovados. Entre eles está Warley de Souza, 17, da etnia Kariri Sapuy-á, aprovado em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Criei interesse na área por influência do meu pai, que é professor há mais de dez anos, e da minha mãe, por ter concluído o Ensino Superior. Busco representar o meu povo na universidade e trazer experiências adquiridas para a minha comunidade”, revelou.
A Pataxó Hãhãhãe Tami Anahy Muniz, 20, da mesma escola, conquistou a vaga no curso de Engenharia Ambiental da Sustentabilidade, na UFSB. “Fiz o curso técnico de nível médio em Agroecologia e, desde que iniciei, tinha planos de dar continuidade aos estudos nesta área ambiental. Para a comunidade é muito importante ter indígenas na universidade aprendendo e trazendo novos conhecimentos”, afirmou.
Quem também foi aprovado no mesmo curso foi o estudante Pataxó Hãhãhãe, Victor Silva, 24, que concluiu os estudos em 2015, na mesma escola de Tami. “É a realização de um sonho, pois sempre busquei novos conhecimentos e ingressar na universidade. Espero que, ao finalizar o meu curso e com o conhecimento adquirido, eu possa ajudar a minha comunidade da melhor forma possível”, comemorou.
Os demais estudantes aprovados no Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru, ambos na UFSB, foram: Amael de Souza, em Engenharia de Transporte e Logística; Uyara da Cruz, em Produção Cultural; Kairo Krhystyan Barbosa, em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências; Thalia da Cruz, em Produção Cultural; Eva Lima, Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Sandra dos Santos, Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; e Clarisse Rezende, em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo