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Estudantes fazem horta e professores relacionam matemática e biologia com educação ambiental
Publicado em qua, 22/07/2015 - 11:05 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O plantio, o cultivo e a colheita de alimentos, pelos estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, são mais um exemplo da parceria entre sociedade e escola, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. A partir do envolvimento de profissionais voluntários e da comunidade, o colégio ganhou uma horta que produz alface, tomate, coentro e outras hortaliças. Os alimentos são utilizados na alimentação escolar e os alunos adquirem novos conhecimentos por meio da atividade que relaciona disciplinas, como matemática e biologia, com educação ambiental.
Para a criação da horta, a escola contou com o apoio de um ex-aluno, o técnico em saneamento, José Enok, que trabalhou de forma voluntária, na instrução aos estudantes. De acordo com o voluntário, eles aprenderam a construir os canteiros, a preparar o solo com adubos, a plantar e a colher de forma sustentável. A escola também conta com a colaboração de toda a comunidade, recebendo doação de adubos, mudas e outros insumos necessários para a manutenção da plantação. Cascas de frutas e legumes são reaproveitadas para a adubação do solo, assim como a captação da água da chuva, que é armazenada e utilizada para regar a horta.
Fotos: Arquivo escolar
Segundo a diretora da unidade escolar, Sandra Helena Lemos Almeida, com a implantação da horta, os alunos colocaram em prática todo o conteúdo mediado em sala de aula nas disciplinas de biologia e educação ambiental. Além disso, a horta serviu de fonte de pesquisa para as aulas de geometria e matemática. Com o conhecimento adquirido, o estudante Emerson Silva, 17 anos, levou a ideia adiante, montou uma horta no quintal de sua casa. “Irei repassar esse conhecimento para toda a comunidade, para que eles produzam seus próprios alimentos saudáveis”, disse o estudante.
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