Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes fazem curso preparatório para a Mostra de Dança no 5º Encontro Estudantil
Estudantes fazem curso preparatório para a Mostra de Dança no 5º Encontro Estudantil
Publicado em seg, 20/11/2017 - 15:37 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
O tablado da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), no Pelourinho, em Salvador, foi a sala de aula, nesta segunda-feira (20), para os 56 estudantes finalistas que irão participar da 3ª Mostra de Dança Estudantil (Dance), um dos projetos que compõem o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado, a partir desta terça-feira (21) até quinta-feira (23), na Arena Fonte Nova. O evento será aberto às famílias e à sociedade de um modo em geral. A apresentação do Dance acontecerá na quarta-feira (22), às 15h, no nível 3.
Depois de passar pelas seletivas escolares e territoriais, os estudantes vieram de várias regiões da Bahia para a culminância estadual e chegaram mais cedo para participar do curso preparatório com especialistas. A professora de dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora, Lulu Pugliese, é uma das orientadoras deste processo de preparação e fala sobre a importância desta etapa visando a consciência corporal dos estudantes.
“Trabalhar com processos criativos em momentos educacionais tão delicados é algo de resistência. Estar com esses jovens aqui é perceber e acreditar, cada vez mais, que sempre é possível e que eles são potência de vida e de movimento. Eles nos dizem sim e devemos acreditar na rica bagagem que eles trazem. São matrizes, são forças, são muitos gestos e expressões de dança que se juntam para formar esta pluralidade, esta diversidade. O professor que tem paixão enxerga esse potencial em seu ambiente escolar e traz para mostrar ao mundo”, comenta Lulu Pugliese.
O professor de dança da FUNCEB, Leo Luz, completa: “Os estudantes nos trazem um trabalho de uma riqueza enorme. Cabe a nós, orientadores, apenas burilar esses movimentos e trazer para eles a consciência do quanto é grande o potencial deles. Nosso objetivo é que eles percebam como a gente se relaciona melhor com o mundo quando temos a arte nos nossos currículos, nas nossas vivências”.
As estudantes J.M, 15, e W.M, 17, do Colégio Estadual Gildásio Penedo, no município de Tucano, no semiárido baiano, falam da emoção de participar do Encontro Estudantil, apresentando performance de dança. “Estar aqui compartilhando e ganhando conhecimentos, vendo diferentes estilos de dança e tendo a oportunidade de termos a nossa coreografia aprimorada por experientes profissionais são impagáveis na nossa história de vida”, relata W.M. “A dança é algo que está entranhada no meu coração e esta oportunidade de crescimento técnico é ímpar, vou levar para a vida toda”, completa J.M.
A professora de dança do Colégio Estadual Gildásio Penedo, Giltania Carvalho, ressalta a importância do projeto desenvolvido na rede estadual. “As histórias dos nossos estudantes são muito parecidas. Eles vêm de famílias de baixa renda e através desse projeto da Secretaria da Educação, eles têm a chance de mostrar um potencial artístico impressionante. Vejo no olhar de cada um deles uma emoção indescritível. Estarem aqui na FUNCEB, ensaiando em um tablado especial, com professores renomados, é uma experiência ímpar para todos nós. Estamos encantadas”.
O estudante J.O, 17, 3º ano do Colégio Estadual Cândido Sales, no município de Cândido Sales, no Sudoeste baiano, também revela a sua alegria de ter sido classificado. “A dança já nasceu comigo e me sinto privilegiado por este dom. A minha coreografia é metade elaborada por mim e a outra de improviso, baseada na dança clássica e contemporânea. Estou bastante ansioso, mas estar aqui recebendo orientações traz mais segurança”.
Mostra de Dança
A Mostra de Dança Estudantil tem como principal objetivo a valorização da dança nas escolas da rede estadual por meio da experiência coreográfica. As coreografias estudantis – com estilos e gêneros distintos (danças indígenas, africanas, popular regional, de rua, de salão e contemporânea) – expressam as atitudes, os sonhos e as múltiplas expressões das diversidades artísticas e culturais.
A Mostra de Dança Estudantil tem como principal objetivo a valorização da dança nas escolas da rede estadual por meio da experiência coreográfica. As coreografias estudantis – com estilos e gêneros distintos (danças indígenas, africanas, popular regional, de rua, de salão e contemporânea) – expressam as atitudes, os sonhos e as múltiplas expressões das diversidades artísticas e culturais.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino