Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes fazem apresentações musicais em igrejas
O Coral Misto do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, localizado em Salvador, mostra seu repertório natalino na próxima segunda-feira (3/12), às 18h, na Basílica da Conceição da Praia, durante o Solene Concerto Erudito e Religioso da Basílica da Conceição da Praia. O concerto vai contar com o canto gregoriano “Veni, Veni Emannuel” como uma das peças do repertório. A atividade faz parte da Novena da Conceição e o Coral apresentará também músicas como “Ó Gloriosa Virginum", de Josquin de Prés e “Jesus Nasceu”, de G. F. Haendel.
No dia 08 de dezembro, às 10 horas, a apresentação ocorrerá na Missa de Nossa Senhora da Conceição do Monte, na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano. Dentre outras peças litúrgicas, será cantada a “Missa da Santa Infância”. Esta apresentação tem um sabor especial, segundo explica a professora Cristina Nascimento, regente do Coral e diretora do CEEP em Artes e Design. Uma cópia desta peça, datada de 1942, foi entregue ao CEEP para restauração e acabou sendo editada pela professora Cristina.
Segundo a professora, a versão original da Missa da Santa Infância desapareceu. Ninguém sabe onde está e se ainda existe. A própria cópia, de 1942, assinada por Camelier, é a única informação encontrada dessa peça que estava deteriorada pelo tempo e foi restaurada e digitalizada no CEEP. “É uma missa de duas vozes, com harmônium (órgão), uma peça curta, litúrgica. Fizemos uma análise harmônica e estética desta peça com alunos do curso técnico em Regência e eu editei. Eles puderam trabalhar com a possibilidade de regência dessa missa que é simples, na disciplina Canto Coral. É um material da Bahia que remete a uma época, a um estilo de vida, que traz lembranças do período clássico. Um arquivo de importância histórica que um prior da igreja nos confiou e que agora os estudantes cantam e o público poderá ouvir e se encantar”, celebra.
A primeira das apresentações do Coral nas Igrejas neste período natalino, ocorreu quinta-feira (22), às 18h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, centro de Salvador. Quem foi assistir à missa também ouviu “Misericordias Domini”, uma peça contemporânea do compositor polonês Henryk Jan Botor, cuja música foi tirada do Salmo 88.
Formação Integral - O Coral do CEEP é formado por estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Regência, Instrumento Musical e Documentação Musical. A execução das peças é acompanhada por instrumentos como flauta doce, contrabaixo, percussão, violino, viola e teclado, tocados pelos próprios estudantes e por professores.
A ideia de formar o coral surgiu na disciplina Canto Coral, em um projeto interdisciplinar, que contribui para a formação integral dos futuros técnicos, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo. “A participação nesses eventos é especialmente importante para que os estudantes vivenciem situações que, torcemos, farão parte da vida deles ao estarem inseridos no mundo do trabalho”, comentou Cristina.
O Coral e o grupo de Câmara estão ensaiando desde o início do semestre. Os ensaios também contaram com a participação do regente da Basílica da Conceição e professor do CEEP, Davi Tourinho. Cezar Miguel Santos Junior, 20, estudante do 1º semestre do curso técnico em Instrumento Musical é um dos participantes. Ele toca piano e entrou no grupo por acreditar que o Coral pode contribuir com sua formação profissional. “Como músico, provavelmente eu vá tocar com outras pessoas e o coro te ensina que o intuito não é você aparecer, mas a equipe, e isso é muito importante. A gente também tem acesso às partituras, cada naipe (vozes) aprende sua melodia e tem a oportunidade de estudar em casa. Do coral, sou o mais novo em idade e em tempo de curso, pois a maioria já está no terceiro, quarto semestre e com essa interação, a gente acaba aprendendo mais”, afirma.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam de Feira Literária em Itabuna
-
Trabalho de escola em Jequié é finalista do Prêmio Nacional Liga STEAM
-
Salvador recebe último Encontro Formativo Assédio Zero de 2024
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025