Estudantes expõem obras de arte no Shopping Center Lapa

Palavras-chave:
Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A arte ultrapassa os muros do Colégio Estadual Daniel Lisboa, localizado no bairro de Pau da Lima, em Salvador. Estudantes da 5ª a 8ª série apresentam 38 pinturas na Expo Arte Biomas Brasileiros, expostas na loja 116, no primeiro andar do Shopping Center Lapa, na Piedade, das 9h às 21h, até sábado (19). Na mostra, quadros que remontam à arte rupestre (representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes e tetos de cavernas) até expressões mais contemporâneas da pintura. Os trabalhos foram realizados durante a primeira unidade, dentro do Programa Mais Educação.
 
Empolgados, os estudantes falam de sua emoção de, pela primeira vez, terem as suas obras expostas em um lugar público, com direito à visitação de pessoas extra universo escolar. “É uma sensação muito boa saber que os frequentadores de um shopping estão visitando a nossa exposição de arte. É um reconhecimento importante do nosso trabalho, o que me deixa muito feliz e animada para produzir outros quadros”, conta a estudante Marcele Pereira, 13, 6ª série, revelando que a grande flor vermelha, protagonizando a tela, tem um significado voltado ao seu interesse pela preservação da natureza e suas belezas.
 
A estudante Samara Vitória, 12, 7ª série, que está expondo uma pintura com referências na questão da sustentabilidade do planeta, fala também do seu entusiasmo de estar expondo o seu trabalho fora da escola. “É a primeira vez que exponho uma arte minha em um local público. Estou adorando, porque sempre quis ter esta oportunidade. Isto me impulsiona a seguir o caminho das artes, que é o que pretendo para a minha vida”.
 
Olhar crítico e sensível 
A professora de Arte, Lívia Maria dos Santos, atesta a empolgação dos estudantes e fala sobre o objetivo da exposição. “Este trabalho de arte contribuiu para que nossos estudantes abrissem os horizontes para ampliar o seu repertório artístico e a exposição, por sua vez, está proporcionando a eles um aumento de autoestima. Através das pinturas, eles abordam diversas temáticas, sempre buscando o olhar crítico e sensível, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da nossa diversidade cultural”, ressalta a educadora.
 
A diretora do colégio, Rany Carneiro, conta que os visitantes estão tão encantados com as obras que chegam a perguntar o valor, achando que estão sendo comercializadas. “Diante disso, nos empolgamos e vamos levar uma urna para o local da exposição para que os visitantes para que eles escolham as obras que deverão ser inscritas na próxima edição do projeto estruturante Artes Visuais Estudantis (AVE), da Secretaria da Educação do Estado”, revela. Além da mostra de pintura, os estudantes estão realizando uma exposição de fotografias para contar a história da unidade escolar, que atualmente está “reformada e mais bonita”, como disse a gestora.
 

Notícias Relacionadas