Estudantes elaboram jornal e aprimoram conhecimentos de Português

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Com o objetivo de motivar a aprendizagem dos estudantes na Língua Portuguesa, os estudantes do Colégio Estadual Teotônio Vilela, em Feira de Santana, elaboraram um Jornal Estudantil, na versão impressa. Com a temática socioambiental, a publicação também abordou assuntos como o combate às drogas e a sexualidade na adolescência. O trabalho foi uma parceria com a equipe da ONG Comunicação e Cultura, com o Projeto Jornal da Turma.

 
Fotos: Acervo pessoal
A professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto, Consuelo Bitencourt, conta como começou a usar o impresso no processo de ensino e aprendizagem. “Percebi que a educomunicação seria uma ferramenta importante para incentivar o ensino da disciplina, desenvolvendo uma temática que está na convivência dos alunos”, comenta. Consuelo ainda explica que “toda a concepção foi feita democraticamente, com alunos participando de todo o processo de produção. Para compor o jornal foram definidos textos nos gêneros reportagem e artigo”.
 
A estudante do 2º ano, Jovelina Ferreira, 16 anos, fala da sua participação no desenvolvimento do jornal. “Primeiro fizemos um jornal mural no começo do ano. Isso nos ajudou a ter mais familiaridade com os textos. Depois nos organizamos para dividir as tarefas e definir temas e reportagens do jornal impresso. Fiquei muito feliz em contribuir com o artigo ‘Drogas: disponibilizar não é solução e melhorar a minha escrita’, que deu a possibilidade de me expressar sobre o assunto”, enfatiza.
 
Para sua colega, Simone Santos, 17, além do aprendizado, o reconhecimento pela produção do jornal também traz bastante satisfação. “O jornal nos ajudou na sala de aula e também tivemos uma receptividade muito boa da comunidade escolar que elogiou a publicação. Esse retorno nos incentiva para que continuemos a realizar trabalhos cada vez melhores”, afirma.
 
 
 

 

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