Estudantes e professores participam de seminário on-line sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Palavras-chave:
Estudantes e professores da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (15), da terceira edição do seminário Olimpíada do Conhecimento On-line, que teve como tema “Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente: percurso educativo em debate”. A atividade virtual, transmitida através do Instagram no perfil  @obsma_fiocruz, teve o objetivo de aproximar os estudantes da prática do estudo de questões direcionadas para a participação na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), que é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). As inscrições para a olimpíada foram prorrogadas até o dia 13 de dezembro e podem ser feitas no link: (https://olimpiada.fiocruz.br/).
 
O seminário foi mediado pela estudante graduada em Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Maria Isabel Pinheiro, egressa do Colégio Estadual Luís Cabral. As apresentações foram realizadas pela pesquisadora em Saúde Pública da FIOCRUZ, Cristina Araripe Ferreira, que também atua como coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.
 
Segundo Maria Isabel Pinheiro, o seminário teve o intuito de incentivar os estudantes a participarem da OBSMA. “É preciso conectar diferentes saberes e mostrar o quão são capazes os estudantes da rede pública de ensino. Em tempos em que a Ciência vem sendo questionada desenfreadamente é imprescindível que ações educativas permitam aos jovens enxergarem a importância de se fazer ciência e divulgar a mesma, mesmo na Educação Básica”, salientou. 
 
A pesquisadora Cristina Ferreira destacou a importância da olimpíada e de que forma os estudantes podem se preparar e participar. “O que mais me interessou foi o desafio de informar estudantes e professores da Educação Básica a respeito da importância da prevenção em saúde. A nossa olimpíada tem que ser vista como uma oportunidade ímpar para falarmos sobre promoção da saúde; de educação em saúde; e de prevenção de doenças. Os estudantes e professores que quiserem participar da décima edição da OBSMA devem e podem desenvolver projetos que estejam justamente trabalhando com fontes de informações de qualidade, como aquelas que procuramos divulgar hoje, na live. A mensagem é clara: procurem estar bem informados e, sobretudo, reflitam sobre o tema da saúde e do meio ambiente de forma integrada. Não existe saúde sem um ambiente, um entorno ou um território saudável”.
 
Bahia Olímpica - Através do Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. O objetivo da ação é estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes. Desde o início de ano, as escolas já estão sendo mobilizadas para as olimpíadas de Matemática, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica e Biologia, cujas inscrições estão abertas.
 

Notícias Relacionadas