Estudantes e professores homenageiam Castro Alves e Glauber Rocha

Fotos: Divulgação

O poeta Castro Alves, que completaria 169 anos, nesta segunda-feira (14/03) e o cineasta Glauber Rocha, que faria 77 anos, na mesma data, estão sendo celebrados nas escolas estaduais. Os dois baianos foram imortalizados pela genialidade de suas obras. Castro Alves foi consagrado o “Poeta dos Escravos” pelo clamor à liberdade. Já Glauber Rocha é o mais cultuado cineasta de todos os tempos.Já a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove o ‘Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves', que vai premiar criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), produzidos pelos estudantes.

Na Escola Estadual Castro Alves, no bairro da Calçada, em Salvador, os estudantes se preparam para uma apresentação na segunda-feira (14), às 15 horas, na Câmara Municipal de Salvador. Os estudantes vão apresentar poesias de Castro Alves, a exemplo de ´Vozes d´África' e 'O Livro e a América', e recitar poesias de autoria própria em homenagem a ele. O estudante Marlon Batista dos Santos, 14 anos, 8º série, vai cantar o Hino da África. Ele fala da admiração por Castro Alves. “Acho que ele foi um poeta muito deslumbrante, as poesias dele são bonitas. Gosto muito quando ele fala dos negros, da liberdade”, afirma.

A professora Cristina Aparecida Marques dos Santos, de Língua Portuguesa, diz que a temática é abordada, em sala de aula, desde o início do ano letivo. Segundo ela, mais do que aprender sobre o poeta, os estudantes acabam desenvolvendo o gosto pela leitura. “Observamos que os estudantes despertam o interesse pela poesia, porque eles vão conhecendo quem foi Castro Alves e tendo vontade de saber mais e vão lendo mais. Tem muitos que fizeram trabalhos lindíssimos aqui, que já saíram, mas continuam pesquisando e estudando sobre Castro Alves”, afirma.

Concurso Literário

Para marcar a data, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, também, nesta segunda-feira (14), uma videoconferência, a partir das 8h30, no Instituto Anísio Teixeira com transmissão para todos os Núcleos Regionais de Educação. Com conferências e debates sobre Castro Alves e Glauber Rocha, que aniversaria na mesma data, a videoconferência também vai ter espaço para discussão sobre cinema e dança nas escolas.

Na programação, também, haverá o relançamento do ‘Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves’, que vai premiar criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), produzidos pelos estudantes da rede estadual. As criações devem contemplar a poética de Castro Alves e a diversidade literária e cultural baiana.

“As breves vidas de Castro Alves e Glauber Rocha foram grandiosa pela genialidade. Eles revolucionaram as artes e os modos de viver. São dois libertários que marcaram a história do seu tempo e que continuam influenciando o pensamento e as práticas literárias e fílmicas, constituindo-se como marco na história cultural do país”, afirma Nide Nobre, coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O Concurso tem como objetivo promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural. O concurso é voltado para estudantes regularmente matriculados nas escolas da rede estadual do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional), em todo o Estado.

Como participar - Os estudantes interessados em participar devem se inscrever na sua própria escola, em caso de adesão ao concurso. Para isso a gestão da escola deve acessar o edital no Portal da Educação. Após a adesão, os professores passam a ter papel fundamental, pois deverão estimular e supervisionar os estudantes no desenvolvimento das criações literárias. As produções precisam atender os seguintes pré-requisitos: serem realizadas no ambiente de sala de aula; serem produzidas com exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual e atitude estética; tratarem especificamente do tema proposto e serem realizadas individualmente ou em dupla. Serão premiadas as 20 melhores obras de arte literária, sendo cinco de cada gênero literário.