Estudantes e professores dialogam sobre saúde mental, ansiedade e outros temas com profissionais da Saúde da SEC

Palavras-chave:
Fonte: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, continua realizando uma série de ações nas escolas, de forma presencial e virtual, a exemplo de palestras e oficinas sobre diferentes temas, com a participação de profissionais da Saúde do quadro técnico do programa. Nesta sexta-feira (12), os estudantes do Colégio Estadual Padre Palmeira, localizado em Salvador, participaram de uma oficina com o tema "Saúde mental, depressão e ansiedade", que foi ministrada por um psicólogo e uma nutricionista. A atividade foi realizada de forma presencial, seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados. 
 
A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, ressaltou a importância das ações desenvolvidas. "O programa tem, cada vez mais, se mostrado eficiente e necessário, visto que essas ações têm como objetivo abrir o espaço para a discussão, fala e escuta dos participantes envolvido, a fim de trazer à luz temas relevantes e conscientização. Neste mês, estamos com uma programação sensacional, tendo em vista a campanha do Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata, reforçando e tratando sobre a importância do autocuidado emocional para o combate de sintomas de ansiedade, tristeza e depressão, dentre outros". 
 
Segundo o psicólogo Thaiê Boaventura, o estendimento da pandemia vem potencializando os quadros de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. "Com o intuito de reduzir os danos psíquicos quanto à questão institucional direcionada aos servidores e aos alunos, realizamos a oficina com uma pauta de extrema necessidade, que fez com que o público presente pudesse se conscientizar da importância do autocuidado e autoconhecimento como estratégia de superação mental", destacou. 
 
A estudante líder de classe, Ana Caroline Santana, 16, 9º ano, disse que gostou muito da oficina. "A atividade foi muito interessante, pois discutimos sobre depressão, que é um assunto importante. Muitas pessoas se isolam por terem medo de expressar os sentimentos e alguns acabam agredindo a si mesmo. É fundamental falar sobre saúde mental na escola", comentou.
 
Programação - Também, nesta sexta, foi realizada uma oficina presencial com o tema "Autoconhecimento e escolha profissional", no Colégio Estadual Professora Mariinha Tavares, em Salvador e, às 19h30, será realizada uma palestra virtual com o tema "Novembro negro e o autocuidado como estratégia de saúde mental", com os estudantes e professores do Colégio Estadual Braulio Sampaio, em Mata de São João.  
 
Já no sábado (13), às 10h, será a vez dos professores do Colégio Estadual Cidade de Candeias, localizado em Candeias, participarem de uma oficina virtual com o tema "Saúde vocal e postura corporal adequada", ministrada por profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e outros. No dia 16, às 10h30, no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Salvador, acontecerá a oficina presencial para os professores com o tema "A inteligência emocional no cuidado com a saúde mental". Já no dia 17, serão realizadas duas oficinas virtuais com o tema "As esferas do autocuidado", às 13h, com educadores do Colégio Estadual Vitória Lima de Oliveira, em Barra do Choça e, às 15h, com os educadores do Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos, em Aracatu.

Notícias Relacionadas