Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes e professores de Salvador se preparam para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Cerca de 170 estudantes e professores de Salvador, ligados à Diretoria Regional de Educação (Direc) 1A, participaram, nesta sexta-feira (12/07), da oficina de conferência, uma das etapas da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento, realizado no Instituto Anísio Teixeira, teve como objetivo formar os multiplicadores que irão preparar e mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de um projeto de ação e para a organização da etapa escolar da Conferência. Cada unidade escolar foi representada por um professor e um estudante (entre 11 e 14 anos).
A oficina é o primeiro passo para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece entre os dias 25 e 29 de novembro, em Brasília, com a finalidade de fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades, a partir de uma educação crítica, democrática e transformadora.
“Esta é uma etapa necessária e instrumentaliza os estudantes e professores, teórico e metodologicamente, para a realização da conferência na escola. Nossa expectativa é que esses multiplicadores voltem para a unidade escolar sabendo como construir um projeto educador sustentável, e que possam realizar um belo trabalho, colaborando para uma sociedade mais justa”, declarou o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa.
Grande adesão – Na Direc 1A, 82 colégios realizarão conferências escolares. O número representa uma adesão de 90% das escolas aptas, unidades com, pelo menos, uma turma do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série). “Para a oficina, convidamos professores e estudantes com interesse por temas ambientais e com disposição para mobilizar a comunidade. Na escola, será formado um comitê, que irá acompanhar o desenvolvimento do projeto de ação e organizar a conferência escolar”, contou o diretor da Direc 1A, Rainer Wendel Costa Guimarães. As escolas desta regional realizarão suas conferências entre os dias 5 e 8 de agosto, mas o prazo para essa etapa se estende até o dia 31 do próximo mês.
Entusiasmada com a realização da conferência escolar, a professora Nadir de Jesus Souza, diretora do Colégio Estadual Álvaro Augusto Silva – Classe V, localizado no bairro IAPI, ressaltou a importância da escola como um espaço para fomentar boas práticas. “A consciência ambiental é um tema que urge por ser exercitado, e é na escola que isso pode começar a tomar forma, pois é na Educação que devem ser tratados todos os temas”, disse.
Para Rebeca Ferreira, estudante do 8º ano do ensino fundamental, as discussões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente despertam o desejo de transformar a realidade. “Isso me faz pensar em como mudar o mundo e ajudar as pessoas a mudarem também. A gente pode fazer isso com algumas atitudes, como não jogar o lixo no chão e reciclar. Assim, podemos ter um mundo melhor”, enfatizou a garota de 13 anos, estudante do Colégio Polivalente do Cabula.
Etapas da Conferência – Antes de chegar à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, é preciso cumprir algumas etapas. Após as oficinas de conferência, as escolas realizarão as conferências escolares, onde serão eleitos os delegados e apresentados os projetos de ação elaborados a partir dos temas terra, fogo, água e ar. A etapa seguinte é a de realização das conferências regionais. Cada Direc realizará a sua conferência para escolher os projetos que representarão a regional na etapa estadual, no período de 16 a 18 de outubro. Desta etapa, sairão os quatro projetos, um de cada tema, para defender a Bahia na Conferência Nacional.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade