Estudantes e professores de Salvador se preparam para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Cerca de 170 estudantes e professores de Salvador, ligados à Diretoria Regional de Educação (Direc) 1A, participaram, nesta sexta-feira (12/07), da oficina de conferência, uma das etapas da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento, realizado no Instituto Anísio Teixeira, teve como objetivo formar os multiplicadores que irão preparar e mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de um projeto de ação e para a organização da etapa escolar da Conferência. Cada unidade escolar foi representada por um professor e um estudante (entre 11 e 14 anos).

A oficina é o primeiro passo para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece entre os dias 25 e 29 de novembro, em Brasília, com a finalidade de fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades, a partir de uma educação crítica, democrática e transformadora.

“Esta é uma etapa necessária e instrumentaliza os estudantes e professores, teórico e metodologicamente, para a realização da conferência na escola. Nossa expectativa é que esses multiplicadores voltem para a unidade escolar sabendo como construir um projeto educador sustentável, e que possam realizar um belo trabalho, colaborando para uma sociedade mais justa”, declarou o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Grande adesão – Na Direc 1A, 82 colégios realizarão conferências escolares. O número representa uma adesão de 90% das escolas aptas, unidades com, pelo menos, uma turma do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série). “Para a oficina, convidamos professores e estudantes com interesse por temas ambientais e com disposição para mobilizar a comunidade. Na escola, será formado um comitê, que irá acompanhar o desenvolvimento do projeto de ação e organizar a conferência escolar”, contou o diretor da Direc 1A, Rainer Wendel Costa Guimarães. As escolas desta regional realizarão suas conferências entre os dias 5 e 8 de agosto, mas o prazo para essa etapa se estende até o dia 31 do próximo mês.

Entusiasmada com a realização da conferência escolar, a professora Nadir de Jesus Souza, diretora do Colégio Estadual Álvaro Augusto Silva – Classe V, localizado no bairro IAPI, ressaltou a importância da escola como um espaço para fomentar boas práticas. “A consciência ambiental é um tema que urge por ser exercitado, e é na escola que isso pode começar a tomar forma, pois é na Educação que devem ser tratados todos os temas”, disse.

Para Rebeca Ferreira, estudante do 8º ano do ensino fundamental, as discussões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente despertam o desejo de transformar a realidade. “Isso me faz pensar em como mudar o mundo e ajudar as pessoas a mudarem também. A gente pode fazer isso com algumas atitudes, como não jogar o lixo no chão e reciclar. Assim, podemos ter um mundo melhor”, enfatizou a garota de 13 anos, estudante do Colégio Polivalente do Cabula.

Etapas da Conferência – Antes de chegar à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, é preciso cumprir algumas etapas. Após as oficinas de conferência, as escolas realizarão as conferências escolares, onde serão eleitos os delegados e apresentados os projetos de ação elaborados a partir dos temas terra, fogo, água e ar. A etapa seguinte é a de realização das conferências regionais. Cada Direc realizará a sua conferência para escolher os projetos que representarão a regional na etapa estadual, no período de 16 a 18 de outubro. Desta etapa, sairão os quatro projetos, um de cada tema, para defender a Bahia na Conferência Nacional.