Estudantes e professores da rede pública de Jequié realizam debate sobre racismo, empoderamento e identidade racial

O Clube Min@s na Ciência, projeto fruto da parceria entre o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e o Colégio da Polícia Militar Professor Poeta Luiz Neves Cotrim (CPM), ambos no município de Jequié, promoveu uma roda de conversa, através do Google Meet, para debater sobre racismo, empoderamento, conceitos de raça e identidade. Para o encontro, o grupo composto por estudantes e professores, teve como convidada a professora e advogada Yohana Alencar, que na oportunidade apresentou o documentário de sua autoria: “Saber-se negra”.

A estudante do CPM, Mayume Santos, comentou sobre o seu sentimento ao ver relatos de superação. “É emocionante ler e ouvir histórias de luta. Fico feliz por terem superado tantas dificuldades. Estou no processo de transição capilar e ver tanta aceitação me deixa feliz. Estou me achando incrível".

Para Yohana Alencar, quando se tem representatividade e afirmação do orgulho negro no âmbito educacional, as identidades podem ser fortalecidas. “Por isso, a importância de levar o debate e materiais, como o documentário, para as comunidades e escolas. O documentário faz parte do meu desfecho na pesquisa de mestrado e aborda temas diversos, mas, principalmente, revela o orgulho da identidade negra e a importância da representatividade", disse a educadora, que é docente do Centro Universitário de Juazeiro do Norte e pesquisadora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

>>> Assista ao documentário aqui: https://bit.ly/3vT4vQ7

 

De acordo com Adriana Silva Barbosa, professora do CJCC, o momento possibilitou o debate de pautas que atingem grande parte da população e, também, dos alunos. “A questão racial é constantemente pautada, seja na mídia ou nas redes sociais, e falar sobre racismo é discutir pertencimento e identificação social; é aceitar quem é, incluir e aceitar características raciais”.

Já a coordenadora pedagógica do CPM, Fabiana Moura, avaliou como positiva a troca de experiências e destacou a quantidade de interações no chat. “Muitos estudantes fizeram colocações expondo suas experiências e sentimentos. Isso demonstrou que o objetivo de hoje foi alcançado, que foi a sensibilização para conhecer mais sobre as questões raciais e como elas atravessam nas nossas vidas”.  

Projeto -  O grupo Min@as na Ciência nasceu nas Residências de Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT). É uma ação educacional que visa fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar as meninas a trilharem as carreiras científicas e se empoderarem no processo de pesquisas sobre as narrativas autobiográficas de mulheres na ciência, na política e na universidade.

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