Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes e professores da rede pública de Jequié realizam debate sobre racismo, empoderamento e identidade racial
A estudante do CPM, Mayume Santos, comentou sobre o seu sentimento ao ver relatos de superação. “É emocionante ler e ouvir histórias de luta. Fico feliz por terem superado tantas dificuldades. Estou no processo de transição capilar e ver tanta aceitação me deixa feliz. Estou me achando incrível".
Para Yohana Alencar, quando se tem representatividade e afirmação do orgulho negro no âmbito educacional, as identidades podem ser fortalecidas. “Por isso, a importância de levar o debate e materiais, como o documentário, para as comunidades e escolas. O documentário faz parte do meu desfecho na pesquisa de mestrado e aborda temas diversos, mas, principalmente, revela o orgulho da identidade negra e a importância da representatividade", disse a educadora, que é docente do Centro Universitário de Juazeiro do Norte e pesquisadora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
>>> Assista ao documentário aqui: https://bit.ly/3vT4vQ7
De acordo com Adriana Silva Barbosa, professora do CJCC, o momento possibilitou o debate de pautas que atingem grande parte da população e, também, dos alunos. “A questão racial é constantemente pautada, seja na mídia ou nas redes sociais, e falar sobre racismo é discutir pertencimento e identificação social; é aceitar quem é, incluir e aceitar características raciais”.
Já a coordenadora pedagógica do CPM, Fabiana Moura, avaliou como positiva a troca de experiências e destacou a quantidade de interações no chat. “Muitos estudantes fizeram colocações expondo suas experiências e sentimentos. Isso demonstrou que o objetivo de hoje foi alcançado, que foi a sensibilização para conhecer mais sobre as questões raciais e como elas atravessam nas nossas vidas”.
Projeto - O grupo Min@as na Ciência nasceu nas Residências de Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT). É uma ação educacional que visa fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar as meninas a trilharem as carreiras científicas e se empoderarem no processo de pesquisas sobre as narrativas autobiográficas de mulheres na ciência, na política e na universidade.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo