Estudantes e pais aproveitam o primeiro dia de matrícula e marcam presença nas escolas do interior

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação
O primeiro dia da matrícula na rede estadual de ensino atraiu muitos pais e estudantes às escolas, principalmente no interior do Estado. Mesmo podendo fazer o processo pela internet, via portal da Educação, muitos preferiram se dirigir às escolas e se familiarizar com o novo ambiente de estudo. Nesta terça-feira (22), o dia foi destinado à transferência de estudantes da rede estadual e de acordo com o calendário, a matrícula prossegue até o dia 29/1.
 
No Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, em Ilhéus, a matrícula para os novos estudantes ocorreu com rapidez. Além de ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral e a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), a unidade vai dispor, este ano, de Educação Profissional na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio (PROSUB), com o curso técnico em Meio Ambiente. “Estamos com a expectativa de um ano letivo com muito empenho para garantirmos uma Educação de qualidade. Este ano, vamos oferecer um curso de informática voltado para o trabalho, além de outras iniciativas que já fazem parte do nosso currículo, como os projetos de monitoria na área de Matemática, da horta, do manguezal e dos torneios esportivos”, disse o gestor.
 
Mãe do aluno Tauã Santos Gomes, Tainá Gomes chegou cedo na unidade escolar para realizar a transferência do filho. Ela explicou o motivo da decisão familiar de matricular o filho no Fábio Araripe. “Soube que a escola é muito boa, tem ótimos professores, oferece vários projetos pedagógicos que estimular os estudos. Espero que Tauã aproveite bastante a nova escola e aprenda muito”.
 
No Colégio Polivalente de Vitória da Conquista, onde estudam alunos da 8ª série ao 3º ano, a diretora Joana Darc Pereira afirmou que a previsão é matricular 700 alunos no turno matutino e 300 no vespertino, sem contar com os estudantes do noturno nas modalidades Tempo de Aprender e PROSUB. “A matrícula aconteceu tranquilamente e a procura de vagas foi intensa para o 1º ano e, assim, novas turmas foram abertas. A nossa expectativa é grande com a chegada do curso profissionalizante e das turmas de CPA (Comissão Permanente de Avaliação). A Jornada Pedagógica 2019 promete ricas discussões e muitos aprendizados para iniciarmos o ano letivo bem informados”.
 
A estudante Thais Santana Moraes, 22, que este ano cursará o 1º ano, fala de sua expectativa e o porquê de ter buscado a sua transferência para o Polivalente. “Além de ser um colégio maior e melhor estruturado, sempre tive vontade de estudar aqui porque o comentário geral é de ser um colégio com um ensino muito bom. Estou ansiosa para conhecer meus novos colegas e professores”.
 
O primeiro dia da matrícula no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, também ocorreu dentro da normalidade. O diretor Rogério Rodrigues disse que a previsão é que 1.200 estudantes sejam matriculados na unidade. “Estamos com uma expectativa muito positiva por conta da política do governo estadual de valorização da Educação, com um maior investimento nas redes estrutural e pedagógica e incentivo aos projetos da escola, além da importante presença do coordenador pedagógico nas escolas. A presença da família na escola, que é estimulada por nós através de projetos específicos, é outro ponto importante para garantir a qualidade do ensino e um melhor rendimento escolar”.
 
Ana Júlia Santos, 13, 8ª série, e João Vitor Ribeiro, 14, 7ª série, acompanhados de seus respectivos pais, comentaram sobre a mudança de escola. “Estou muito empolgada. O Rui Barbosa é um colégio estruturado, vou me sentir mais estimulada para estudar”, afirmou Ana Júlia. João Vitor completou: “Minha mãe se informou e soube que aqui é um excelente colégio, daí ela quis que eu estudasse nele. Pretendo estudar muito, fazer novas amizades. Agora é vida nova”.

Notícias Relacionadas