Estudantes dos colégios do NTE 25 participam de encontro de líderes de classe

Fotos: Divulgação
Cerca de 300 estudantes das unidades ligadas ao Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25), com sede em Senhor do Bonfim, participaram, nesta quinta-feira (25), do VI Encontro Territorial com os Líderes de Classe. A atividade teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre os alunos eleitos nas funções de líderes territorial, municipal e escolar, bem como valorizar o protagonismo juvenil para contribuir com a gestão democrática e participativa das escolas. Com uma programação diversificada, o encontro contou com relatos de experiências, palestras, dinâmica e show.

A estudante Iris dos Santos Neves, 19, 3º ano, do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, no distrito de Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, comentou sobre o encontro. “O evento teve uma grande importância para compreendermos com intensidade as funções dos líderes e para debatermos as ações que contribuam para o desenvolvimento das nossas escolas e da Educação”.

Jefferson Morgado dos Santos, 21, 3º ano, do Colégio Estadual do Campo de Andorinha, no município de Andorinha, completou: “A ação foi muito bem organizada possibilitando a interação de todos os líderes escolares do território”.

O coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jocivaldo Bispo da Conceição, destacou que o encontro se debruçou na estratégia de participação e protagonismo estudantil. “Esta foi mais uma prova do potencial estudantil e da inclusão. As participações de pessoas com deficiência e quilombolas, de forma tão qualificada, mostra que a adoção de ‘cotas’ para estes estudantes, dentro da política de líderes, foi uma estratégia acertada”, avaliou.

Para a diretora do NTE 25, Ana Raquel Alves Conceição, o Encontro Territorial de Líderes marca o início de novos diálogos e novas aprendizagens. “Este momento idealizado pela SEC, por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude, é mais um despertar para um olhar coletivo, relacionado ao bem comum da escola e da sociedade. Nosso objetivo é formar jovens autônomos, solidários e competentes para que possam buscar a realização das suas potencialidades pessoais e sociais e a concretização de seus sonhos e metas, sendo protagonistas desse processo na liderança escolar e em seus projetos de vida”.