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Estudantes do Subúrbio Ferroviário lançam coletânea de contos sobre cultura e tradições indígenas
Publicado em ter, 30/07/2019 - 15:35 por Desconhecido
Palavras-chave:
Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Cesare Casali, localizado no bairro de Pirajá, Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançaram, nesta terça-feira (30), a obra de sua autoria, intitulada “Tecendo o colar: coletânea de contos de temática indígena”. Na coletânea, os estudantes abordaram temas como a importância da preservação da memória do povo indígena, as conquistas, os dilemas, o respeito à natureza, a valorização dos índios idosos, o cuidado com as crianças. Os textos também abordam o pensar sobre usos e costumes desses povos e seus saberes. O lançamento contou com a presença da indígena Kawany, que compõe o grupo de cerca de 40 indígenas escritores em todo o país.
Durante o trabalho em campo, os estudantes tiveram acesso a leituras literárias, exibição de documentários e filmes, bem como puderam conhecer a produção de grafismos indígenas e refletir sobre a realidade dos indígenas no país. Andressa Tainá Brandão, 12 anos, por exemplo, acabou escolhendo como tema do seu conto a história do índio Raoni. “Escolhi ele por conta do bullying que sofreu na escola, por ser índio e ele teve a ajuda da professora para superar o que aconteceu e seguir seus estudos”. A estudante Florência França Gomes Barreto, 12 anos, também falou da experiência que a despertou para o tema voltado à inclusão do indígena na sociedade. “Meu conto destaca a integração social dos índios em nossa sociedade, porque eles são muito excluídos e precisamos cultivar o respeito a esses povos e a sua inclusão na sociedade”.
A professora Rita de Cássia contou sobre o seu envolvimento com o tema. “Eu já trabalhava temas ligados às minorias em sala de aula, com um olhar voltado à Educação Inclusiva. A temática voltada aos indígenas sempre me atraiu. Então, neste trabalho, busco fazer uma provocação ao tema, até porque a Lei nº 11.645/2008 nos provoca a incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-brasileira e Indígena’, incentivando que o tema seja abordado em sala de aula. Espero incentivar que professores de outras unidades escolares também tenham este pensamento”, destacou a educadora, que pretende transformar a coletânea produzida pelos estudantes em um e-book.
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