Estudantes do subúrbio ferroviário aprendem a combater o Aedes aegypti

Para marcar o início das comemorações ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril, estudantes do subúrbio ferroviário participaram, nesta terça-feira (05), de oficina formativa para combate ao Aedes aegypti. O evento ocorreu no Colégio Estadual Raymundo Matta, localizado no bairro do Lobato, e contou com estudantes e professores dos colégios estaduais Doutor Ailton Pinto de Andrade, Dalva Matos e da Polícia Militar (CPM), situados na mesma região. O objetivo é que os participantes atuem como multiplicadores de informações na comunidade.

“Estamos reunindo as escolas que estão situadas na mesma região, para juntamente com a Unidade Básica de Saúde, possamos empenhar esforços na luta contra o mosquito transmissor do Aedes aegypti. Nas escolas a proposta é ter o estudante como protagonista e os gestores como um ponto de apoio forte na divulgação de informações na própria unidade e na comunidade”, destaca Fábio Barbosa, coordenador de Educação Ambiental, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Fotos: Claudionor Jr. (Ascom/Educação)
Durante a oficina, os participantes são orientados a produzir um planejamento integrado, que inclui todos os setores escolares, dando condições para o controle da infestação do mosquito. “A Secretaria da Educação está oportunizando o encontro dos estudantes da rede estadual de quatro escolas do bairro do Lobato para formar e orientar sobre um tema que afeta toda a comunidade. Isso é de extrema importância e acredito que o protagonismo estudantil é a forma de combatermos o Aedes aegypti”, afirma a diretora Mariju Costa, do Colégio Estadual Raymundo Matta.

O estudante do 3º ano, Vitor Felipe da Cruz, do CPM do Lobato, fala da importância de participar da oficina. “Essa formação nos traz um sentimento de união, pois percebemos que o trabalho em equipe é a única maneira para acabarmos com este mal. Além é claro, de podermos ajudar as pessoas de nossa comunidade”.

Já a estudante do 3º ano, do Colégio Estadual Dalva Matos, Maria Ângela Cardoso, explica como pretende contribuir na erradicação do mosquito. “Com essas orientações pretendemos expandir essas informações na nossa escola, por meio de ações, como palestras. E também promover uma divulgação na casa dos moradores para atingir um maior número de pessoas”.

Programação - Na próxima quinta-feira (07), no Dia Mundial da Saúde, a comunidade escolar do Colégio Estadual Raymundo Matta participa de mais uma ação de mobilização contra o Aedes aegypti. São atividades como palestras, caminhada e visita a casa de moradores locais. A iniciativa é promovida pelo programa Ciência na Escola em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).