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Estudantes do Subúrbio de Salvador realizam projeto sobre passagem do tempo
Publicado em qua, 21/08/2019 - 16:49 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
A professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto, Lurdes de Paula Pedro, explica que as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes identificaram as diferentes maneiras de representação da passagem do tempo e sua subjetividade, levando-os a um passeio histórico nas diferentes áreas do conhecimento. “Para possibilitar o desenvolvimento da noção de tempo histórico em nossos alunos primeiramente despertamos neles as noções que antecedem esse tempo. Ou seja, introduzimos questões que aguçaram a curiosidade neles sobre a percepção de tempo, por meio de objetos e fatos, trazendo o aprendizado de forma lúdica”, explica, referindo-se à metodologia do trabalho.
A evolução do cinema, por exemplo, foi o tema abordado pelo estudante Deivid Silva de Oliveira, 17, do 3º ano do Ensino Médio, junto à sua equipe. “Estamos tratando sobre o cinema desde quando ele foi criado, através da passagem do tempo e toda sua evolução até os dias atuais. Além disso, estou aprendendo, com este projeto, a importância da nossa evolução através do tempo como seres humanos e os atuais processos pelos quais estamos vivenciando”, conta.
Samara Freitas dos Santos, 17, 2º ano, fala sobre o seu envolvimento com o projeto. “Eu sou líder de classe, ajudei na arrumação do espaço e estou colaborando para recepcionar os estudantes e visitantes. Estou aprendendo muito sobre nossa evolução e de nosso país, vou em todos as salas conhecer cada tema e vou anotando o que mais me chama a atenção em cada um para que eu possa pesquisar mais depois e conhecer mais profundamente as diversas passagens do tempo”.
O projeto “O tempo não para...” faz parte dos pilares para a garantia do direito de aprende do estudante, que envolve: currículo, formação, acompanhamento e avaliação – temas discutidos na Semana Pedagógica de 2019.
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