Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes do município de Tancredo Neves lançam revista digital para debater vivências da comunidade escolar
Estudantes do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, no município de Presidente Tancredo Neves, lançaram uma revista virtual evidenciando seu cotidiano e suas experiências durante a pandemia do novo Coronavírus. Intitulada ConTextual, a publicação contou com a participação de 110 estudantes do Ensino Médio, tendo sido selecionados 36 textos. A iniciativa faz parte do programa da disciplina Construção Textual, ministrada pelo professor Uilson Campos, que também é jornalista.
Michael Gabriel |
Ana Vitória |
Luana de Sousa |
A primeira edição da Revista ConTextual pode ser acessada através do link: http://bit.ly/3vCYaJf
A estudante Luana de Sousa Macedo dos Santos conta que se identificou com a proposta de fazer um trabalho jornalístico e se sente inclinada a seguir a carreira. “A revista integra conhecimento, empatia e colaboração. Ajudar na sua construção expandiu e aprimorou meus conhecimentos com as ferramentas digitais, bem como incentivou a criatividade, o estudo sobre a reportagem e o trabalho em conjunto. “Manter o equilíbrio” foi o título do meu texto sobre a saúde mental em meio à pandemia, considerando que, diante de um caos, precisamos manter o equilíbrio”.
O processo de construção das entrevistas e textos foi realizado através de ferramentas digitais, com entrevistas on-line e dando preferência a fontes que já estavam integradas no cotidiano de cada estudante. Para o professor Uilson Campos, a revista foi uma oportunidade de motivar os alunos no período de ensino remoto. "Os grupos foram orientados a produzir textos e os que alcançaram os objetivos, incluindo o entrevistado, a estrutura de reportagem e a fotografia, iriam compor uma revista digital, que seria compartilhada na comunidade. Isso os motivou a produzir, porque eles queriam ver os textos publicados”.
Além dos textos e fotos, os estudantes também produziram ilustrações e realizaram a diagramação. Para a estudante Ana Vitória Nascimento dos Santos, a produção foi um símbolo de superação. “Estava extremamente curiosa e ansiosa com relação à reportagem. A partir do momento em que a proposta foi passada, procurei por pautas que fossem do meu interesse e domínio. Ver o trabalho pronto, com qualidade, foi gratificante”, analisou.
Segundo o estudante Michael Gabriel de Santana Oliveira, ter a oportunidade de escrever sobre problemas da comunidade foi o elemento motivador. “Falar sobre o que afeta as pessoas que estão ao meu redor foi muito importante e a experiência de realizar a tarefa, melhor ainda. As entrevistas, por exemplo, foram os momentos mais marcantes, quando tive o contato com diversas histórias que tornaram os momentos prazerosos e engrandecedores”, afirmou.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)