Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes do curso técnico de Análises Clínicas do Recôncavo realizam visita ao Centro de Referência em Doença Falciforme
Estudantes do curso técnico de Análises Clínicas do Recôncavo realizam visita ao Centro de Referência em Doença Falciforme
Publicado em qua, 08/11/2023 - 17:58 por virlane.ferreira
Palavras-chave:
Fotos: Tirta Moura/ SECBA
A professora do curso de Análise Clínica e Enfermagem do Cetep do Recôncavo, Lorena Prígia, lembra que, apesar da região do Recôncavo Baiano possuir um alto índice de pacientes com a doença falciforme, o desconhecimento desta patologia entre a comunidade também é elevado. “A medida que a disciplina vai sendo desenhada, os alunos participam de atividades educativas, mobilizando a população sobre a importância da doação de sangue, assim como visitando locais remotos para falar sobre a doença”, explica, se referindo à metodologia do projeto, que conta com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia (Sepromi) e da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (Espba). A proposta é que os estudantes também sejam agentes multiplicadores do serviço e dos cuidados necessários, bem como colaborem com a divulgação da importância da doação de sangue.
Para Débora Conceição dos Santos, 18 anos, a visita desta manhã teve duplo significado. Além da importância de estar conhecendo o centro de referência como aluna do Curso de Análises Clínicas, a estudante possui a doença. “É uma oportunidade de ter um conhecimento mais amplo da anemia falciforme, que é uma doença gravíssima, mesmo com o tratamento, e que não tem cura. Este centro é uma potência para o tratamento da doença. Seria bom outros lugares disponibilizarem espaços semelhantes a este para a população”, afirmou.
Oportunidade pedagógica - Os gestores da SEC, Roberval Bonfim, diretor da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (Suprot), e Astor Vieira, diretor da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped), recepcionaram o grupo, durante toda a manhã. Para os diretores, a visita é uma oportunidade única para os estudantes que estão se preparando na área de Análises Clínicas. “Eles estão verificando na prática como funciona este importante centro de referência em doença falciforme e qual sua relevância para a sociedade. Futuramente, inclusive, alguns desses jovens poderão estar aqui, exercendo essa profissão”, declarou Roberval Bonfim.
Para seu colega da SEC, Astor Vieira, a Educação precisa ser socialmente referenciada e ter sentido na vida dos estudantes. “Esse é o desafio da escola pública baiana: esses alunos vão ser inseridos no mundo do trabalho e é necessário que, neste momento, a escola oportunize essa vivência prática de como, de fato, se dão os procedimentos que são trabalhados em sala de aula”, avaliou.
Fonte: Ascom/SEC
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo