Estudantes do Colégio Estadual Ypiranga realizam projeto que resgata a história do bairro

Como parte do projeto Encruzilhada da Cabocla, desenvolvido desde agosto pela comunidade escolar do Colégio Estadual Ypiranga, no Largo 2 de Julho, em Salvador, tem início, neste sábado (27/9), um ciclo de palestras interativas sobre o tema Histórias da Bahia no Bairro 2 de Jullho – do século XVIII ao XXI,  com a doutora em história e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Wlamyra Albuquerque. O debate está marcado para 15h, no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), no 2 de Julho.

Realizado em parceria com a atriz e diretora teatral Ivana Chastinet, o projeto, que conta com apoio dos ministérios da Educação e da Cultura (MEC/MinC), tem o objetivo de promover uma experiência artística que produza imagens e situações que estimulem a reflexão sobre a diversidade histórica e cultural do bairro, suas raízes indígenas, africanas e afro-brasileira. No dia 8/11, dando continuidade ao Ciclo de Palestras, o tema será Mulheres e Resistência Popular, com a mestre e doutoranda pela Ufba Viviane Hermida.

A culminância do trabalho está agendada para os dias 27, 28 e 29 de novembro, em formato de montagem itinerante pelas ruas do bairro, a partir das 18h. Até lá, também serão realizadas, aos sábados, as oficinas de formação em artes integradas, reunindo as linguagens artísticas do teatro físico, teatro de bonecos, performance, artes visuais, poesia, dramaturgia e música. Além dos estudantes a partir de 12 anos, participam adultos e idosos habitantes do bairro.

Na preparação dos participantes do projeto, estão, além de Ivana Chastinet, a artista visual e bonequeira Caroline Lima Leite, o artista visual e ativista cultural Sandro Pimentel, o poeta Alex Simões, a dramaturga e produtora cultural Cacilda Póvoas, o vídeomaker e arte-educador Victor Venas e o músico e arte-educador Gabriel Campos.

História – O Colégio Estadual Ypiranga funciona em um imóvel do século XVII, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, situado no Solar do Sodré, no bairro 2 de Julho. O local serviu de residência para o poeta Castro Alves (1847-1871) em seus últimos anos de vida. Na unidade, estudaram nomes como Adonias Filho (1915-1990), membro da Academia Brasileira de Letras, escritor e jornalista, e o dramaturgo Dias Gomes (1922-1999).