Estudantes do Colégio Estadual Pedro Calmon participam do projeto Leituras Públicas

Os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado no Jardim Armação, em Salvador, vão conhecer de perto os bastidores da criação literária nesta quinta-feira (12/09). A partir das 10h, acontece, na unidade de ensino, uma nova edição do projeto Leituras Públicas,  da Fundação Pedro Calmon. A iniciativa, que passa a ser desenvolvida, também, em escolas estaduais, vai contar com a presença do poeta alagoano e radicado na Bahia José Inácio Vieira de Melo que apresentará obras autorais e  falará sobre o processo criativo.

Escritor José Inácio Vieira de Melo

Os professores da unidade trabalharam textos do autor previamente em sala de aula para despertar o interesse dos estudantes. “Achamos que o projeto é muito pertinente porque estes alunos estão se preparando para o Enem, e o estímulo à leitura e à escrita é fundamental. Além disso, com este projeto, eles vão poder saber qual a real intenção do autor em escrever aqueles textos, e perceber que o trabalho de um escritor não é fácil, mas que é possível de ser realizado por qualquer um deles”, disse Glória Souza, vice-diretora da unidade de ensino.

A iniciativa conta com apoio do projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado no intuito de fortalecer o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa e matemática. “O Gestar incentiva as práticas exitosas de leitura e formação. E uma iniciativa como esta beneficia tanto estudantes como professores”, disse Daday Sales, coordenadora do Gestar.

Autor participante – José Inácio Vieira de Melo é alagoano e reside em Salvador. É graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ganhou o Prêmio Capital Nacional de Literatura, do jornal O Capital, de Aracaju (SE) com o livro A Terceira Romaria (2005). Publicou, ainda, Códigos do Silêncio (2000), Decifração de Abismos (2002) e A infância do Centauro (2007) e Pedra Só (2012). Participou de diversas antologias e tem poemas traduzidos para o espanhol, francês e inglês.

Notícias Relacionadas