Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares retratam a história dos bairros em Salvador
Os estudantes do segundo ano do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, participaram, neste sábado (10/5), de uma atividade que reuniu vídeos, maquetes, cartazes e banners que retrataram a história de Salvador. A atividade foi o encerramento de um projeto que teve início em março, no mês do aniversário da capital baiana, e envolveu cerca de 350 alunos dos componentes curriculares de ciências humanas.
“Ao longo da unidade, discutimos com os estudantes a fundação de Salvador a partir da formação dos bairros. No Odorico Tavares, temos alunos oriundos de várias localidades da cidade. Eles pesquisaram a história de vários bairros, cuja escolha ficou a critério deles, conforme a sua identificação”, explicou a professora de história Luciana Mendes Senna, que coordenou o projeto.
No evento, a comunidade escolar teve a chance de perguntar aos estudantes sobre a origem dos bairros e o desenvolvimento destas localidades. “Por meio de pesquisas de texto e imagens, eles reuniram um vasto material com o qual puderam, agora, contar a história do lugar, por exemplo, onde moram”, destacou.
Estudantes em ação – Isabele Ferreira, 16 anos, moradora do Cabula, escolheu o seu bairro como objeto de estudo. “Esse trabalho trouxe para mim e aos meus colegas muitos benefícios. Além de passar a conhecer mais detalhadamente o lugar no qual a gente vive, tivemos a oportunidade de ter uma outra visão sobre a formação da cidade de Salvador”, disse a estudante. Entre outras curiosidades, ela contou que o Cabula é originário de uma grande chácara, onde a produtividade agrícola de laranja era marcante na economia do bairro. “A ajuda dos moradores antigos, que nos forneceram muitas informações, foi muito importante para concluirmos o nosso trabalho”, completou.
O colega Vitor Cerqueira, 19 anos, também se mostrou muito entusiasmado com o trabalho realizado. Ele escolheu o Nordeste de Amaralina como fonte de sua pesquisa. “O nascimento do Nordeste de Amaralina é muito interessante. Eram quatro fazendas chamadas de Alagoas, Nordeste, Pituba e Santa Cruz. O dono de uma das fazendas, Sr. Amaral, se apaixonou por Lina, uma garota pobre que trabalhava no local. Mesmo sem o apoio da família, ele declarou: Amarei Lina para sempre. Assim foi batizado o bairro de Amaralina”, contou.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo