Estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos estão participando de aulões preparativos para o ENEM

As escolas da rede estadual intensificam as ações de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Aulões e simulados estão entre as atividades realizadas dentro da ação pedagógica ENEM 100%, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. É o caso do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, onde as ações já são uma tradição de cinco anos, envolvendo as quatro turmas de 3º ano, com o objetivo de revisar conteúdos e familiarizar os estudantes com o ambiente do exame. Nesta quarta-feira (17), os alunos participaram do aulão na área de Linguagens e na quinta (18) é a vez das Exatas, sendo que na terça (16) o aulão foi na área de Humanas.

A estudante Jeane dos Santos, 17, que está se dedicando para entrar em uma faculdade de Jornalismo, considera a iniciativa dos aulões e do simulado uma oportunidade de consolidar os conteúdos adquiridos ao longo do ano letivo. “Acho muito importante o nosso colégio realizar estas ações porque é uma forma de revisarmos os assuntos e adquirirmos mais conhecimentos sobre como agir durante as provas do ENEM”, opina a aluna que, além da escola, faz o curso pré-vestibular do Programa Universidade para Todos (UPT), promovido pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com as universidades estaduais.

O colega Alessandro Dias, 18, que pretende fazer Medicina, também considera oportunas as ações preparativas para o ENEM. “Como o curso que gostaria de fazer é concorrido, sei que preciso estudar muito mais do que a média. Os aulões da escola são um estímulo a mais para mim e para os meus colegas que estão na luta por um futuro profissional digno”.

O professor de Educação Física, Alex Silva, falou sobre a participação dos estudantes nos aulões. “Os alunos ficam muito entusiasmados com a oportunidade, porque trazemos atividades diferenciadas e motivadoras, a exemplo de apresentação de um artista do bairro para um momento de descontração. Juntamos as turmas de 3º ano e isto dinamiza a ação pedagógica, da qual participam pessoas com o mesmo objetivo”.

A professora de Língua Portuguesa, Maria Bernadete Prates, aproveitou o final do seu aulão para fazer algumas recomendações aos alunos: “Agora, não é momento de desgastes. Aconselho que revisem os conteúdos dos quais já têm domínio para evitar ansiedade. E, nos dias das provas do ENEM, uma leitura atenta nas questões é essencial para o êxito nas respostas”.

Simulado
Nos próximos dias 23, 24 e 25, os alunos vão participar do simulado, que é aplicado com a mesma estrutura do ENEM, conforme a articuladora de áreas do Mestre Paulo dos Anjos, Maria das Graças Cerqueira. “Inicialmente, fizemos a sensibilização entre os estudantes, mostrando a importância de fazer o ENEM para dar continuidade à vida acadêmica. Os estudantes aderiram totalmente e estão participando com determinação para reforçar os conhecimentos e receber dicas importantes para que consigam compreender bem os enunciados das questões. Agora, vamos abrir as inscrições para o simulado, que não é obrigatório. Mas, para incentivá-los, vamos agregar um ponto na nota por área para aqueles que obtiverem acima de 50% de acertos”.