Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes do CJCC disputam prêmio nacional de Ciência por aplicativo sobre espaços públicos em Conquista
Um grupo de estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (CJCC) desenvolveu um aplicativo chamado “Conexão Cidade”, através do qual a população obtém informações sobre os espaços públicos do município. A iniciativa é uma das finalistas do Prêmio da Sessão de Pôsteres, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O projeto concorre com outros quatro, realizados por jovens universitários da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Para a estudante e uma das desenvolvedoras do aplicativo, Renata Gondim, 18, a indicação é uma notícia que incentiva a comunidade escolar a continuar desenvolvendo iniciativas que atendam as demandas da população. “Foi uma grande surpresa. São tantos projetos realizados no país e ver o nosso concorrendo com outros feitos por grandes universidades é impressionante. Sem dúvidas, nos motiva a continuar desenvolvendo outros projetos”.
A professora e orientadora do projeto, Elmara Souza, disse que o app é um protótipo que está sendo aperfeiçoado, mas que, independentemente do resultado do prêmio, a indicação já é uma vitória. “A premiação é agora em novembro, mas já somos vitoriosos. A equipe está de parabéns, é um trabalho desenvolvido por alunos da Educação Básica sendo reconhecido e concorrendo com trabalhos de universidades. Estou extremamente orgulhosa dos meus alunos”, disse a professora.
Elmara Souza está na rede estadual de ensino há 30 anos e relata que a ideia de criar um aplicativo com este intuito atende a uma demandalocal. “O projeto foi desenvolvido na Incubadora de projetos do CJCC. Realizamos brainstorms (técnica de dinâmica de grupo) para identificar problemas sociais que estão próximos dos estudantes. Decidimos, então, fazer uma pesquisa com moradores de Vitória da Conquista e identificamos que 85,5% das pessoas só conhecem praças como espaços públicos e não têm informações sobre outros equipamentos urbanos disponíveis. Com base neste problema e compreendendo a importância de termos espaços públicos mais ocupados, foi desenvolvido o aplicativo para que a população tenha facilmente informações sobre os espaços”.
O protótipo foi desenvolvido no Android Studio e testado por alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). De acordo com Elmara, os resultados dos testes mostraram que 90% dos usuários consideraram que o aplicativo atende às necessidades propostas e favorece o conhecimento sobre os espaços públicos disponíveis na cidade. O projeto orientado pela professora foi desenvolvido pelos estudantes Renata Gondim Valença, Vitor Hugo Lacerda, Luís Jonas Borges e Filipe Souza.
Sobre o CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)