Estudantes do CJCC de Vitória da Conquista são premiados na Maratona UNICEF Samsung 2019/2020

Palavras-chave:
A equipe “Os conselheiros”, formada por estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, realizou, nesta segunda-feira (24), a apresentação on-line do projeto Ágora, durante a final da Maratona UNICEF Samsung 2019/2020, no canal do Unicef Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=XcV4jDRvd1E). Organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Samsung, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), os 19 grupos finalistas de 11 estados (AL, AM, BA, MG, MS, PB, PI, PR, RJ, SC e SE) foram premiados com um valor de R$ 5 mil, cada.
 
Desenvolvido durante sete meses, o projeto Ágora, que é um aplicativo para dispositivos móveis a fim de ser utilizado em escolas de Ensino Médio de todo o Brasil, tem o objetivo de favorecer o exercício da argumentação, defesa de pontos de vista e tomada de decisão.Trata-se de um jogo colaborativo em que os jogadores administram uma cidade e, através de debates, defendem seus pontos de vista e tomam decisões a partir de diversas situações-problema. O app está disponível para download na Play Store, no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.DefaultCompany.agora.
 
A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista e orientadora do projeto, Elmara Souza, contou sobre a última etapa da maratona. "Este foi o momento de apresentar o projeto, que, por causa da pandemia, teve que ser on-line. Nesta final, não houve uma competição entre os grupos, pois as equipes finalistas já seriam premiadas se finalizassem os aplicativos e inserissem na Play Store. Eles se organizaram tão bem, que a quarentena não atrapalhou em nada. Todos se uniram para pensar em ajudar a escola pública. A maratona ajuda a transformar a vida das pessoas. É um orgulho ter participado e foi uma grande aprendizagem para todos nós".
 
A estudante Renata Gondim Valença, 17, que realizou a apresentação do aplicativo durante a final da maratona, falou do aprendizado com a atividade. "O Ágora foi o projeto que eu mais gostei de participar. O aplicativo foi de extrema importância na minha formação pessoal e técnica, porque tivemos que fazer muitas pesquisas sobre diversos assuntos  contemporâneos e atuais. Fiquei super animada e ansiosa com esta apresentação final da maratona. É muito gratificante poder compartilhar nosso aplicativo com outras pessoas e contribuir com a educação", exaltou a estudante, que esteve acompanhada, na produção do aplicativo, pelos colegas Filipe de Jesus Souza, Luis Jonas Cardoso Borges e Vitor Hugo Lacerda.
 
Para Ítalo Dutra, coordenador de educação do UNICEF no Brasil, este é o momento de celebrar o grande trabalho desenvolvido pelos estudantes brasileiros. "Parabenizamos a todos por desenvolver aplicativos de qualidade e que pensam de forma sustentável e inclusiva. Uma educação de qualidade nunca pode deixar para trás os estudantes mais vulneráveis. Que esses protótipos possam ser compartilhados cada vez mais e ganhem as escolas de todo o Brasil", afirmou.
 
Maratona UNICEF Samsung - O evento reúne estudantes, professores, programadores e designers com o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis, para serem usados em escolas públicas, por professores e estudantes nas áreas de conhecimento do Ensino Médio previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Na edição 2019/2020 foram inscritas 314 equipes de 22 estados e mais o Distrito Federal (DF).

Notícias Relacionadas